Brasil

Justiça mantém decisão e Samarco continua impedida de lavrar

Vale informa que há "reduzida expectativa" de retorno das operações da empresa em 2016

postado em 19/08/2016 07:17
Homem observa o rastro de destruição da lama que vazou de barragem. Rompimento deixou 19 mortos

A Vale informou ontem que a Justiça manteve decisão liminar contra a empresa e sua sócia na mineradora Samarco, a BPH Billinton, após o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana. A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 2; Região negou provimento ao agravo de instrumento interposto pela Vale. A ação civil pública tramita na 12; Vara Federal, de Belo Horizonte. O valor da causa permanece inalterado em R$ 20,2 bilhões.

[SAIBAMAIS]Conforme comunicado ao mercado, foram mantidos os pedidos postulados pelos autores da ação ; União Federal, os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e outros institutos ; o que inclui a indisponibilidade das concessões minerárias para a lavra de minério, ;sem, contudo, limitação de suas atividades de produção e comercialização;.



A Vale também lembrou que o acordo com as autoridades brasileiras para restauração do meio ambiente e das comunidades afetadas pela ruptura da barragem continua válido ;e as partes continuarão a cumprir com as suas obrigações lá previstas, tendo sido a Fundação Renova devidamente constituída para desenvolver e executar os programas de longo prazo para remediação e compensação previstos.;

;A Vale continua adotando todas as medidas para assegurar seu direito de defesa na ação e na homologação do acordo;, informou a nota.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação