Brasil

Tiros matam candidato a prefeito de Itumbiara (GO) e ferem vice-governador

José Gomes e José Eliton participavam de uma carreata de campanha; estado de saúde do vice é estável e ele não corre risco de morte

Fernando Jordão - Especial para o Correio, Gabriela Vinhal
postado em 28/09/2016 18:25

Gomes ao centro, de camisa vermelha

O candidato à Prefeitura de Itumbiara (GO) José Gomes da Rocha (PTB) morreu na tarde desta quarta-feira (28/9), após ser baleado enquanto participava de um ato de campanha. Gomes chegou a ser socorrido, mas não resistiu a um sangramento profundo e morreu no hospital.

Vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior (PP)O governador em exercício de Goiás, José Eliton Júnior (PP), também foi alvejado no abdômem. Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde em Itumbiara, onde foi submetido a uma cirurgia. À noite, ele foi transferido em uma UTI aérea para o Hospital de Urgências Doutor Otévio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. Seu estado de saúde é estável e ele não corre risco de morte.

De acordo com o Governo do estado, os dois políticos estavam em um carro de som quando um homem em um veículo surgiu atirando. O policial militar Vanilson Rodrigues e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, também foram atingidos. O primeiro morreu e o segundo foi encaminhado para o Hugol. O atirador, identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, foi morto por um segurança do candidato a prefeito.

[SAIBAMAIS]A carreata contava ainda com a participação do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff na Câmara. Ele definiu o ataque como um "ato de covardia absoluta".

Gomes já foi prefeito de Itumbiara por duas gestões, entre 2005 e 2012. Antes, já havia sido eleito quatro vezes para o cargo de deputado federal, tendo trabalhado no Congresso Nacional de 1989 a 2003. Em 2014, foi condenado por improbidade administrativa por soterrar duas lagoas que ficavam em uma área de preservação ambiental.

Por conta da condenação, quase teve sua candidatura impugnada. O registro só foi homologado no dia 9 de setembro deste ano. À época, o juiz Flávio Fiorentino, da 16; Zona Eleitoral, decidiu aprovar o nome de Gomes para as eleições argumentando que, apesar de haver processos contra o ex-prefeito, não existe nenhuma condenação por enriquecimento ilícito contra ele.

Já Eliton está no segundo mandato como vice-governador de Goiás e acumula o posto de secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Atualmente, ele está substituindo interinamente o governador Marconi Perillo (PSDB), que está em uma missão comercial nos Estados Unidos. Em razão do atentado, Perillo já iniciou os procedimentos para voltar ao Brasil imediatamente, segundo informou o Governo de Goiás. Inicialmente, a volta do governador estava prevista para o próximo sábado (1;/10).

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, emitiu uma nota oficial, dizendo que "repudia veementemente o atentado" e "lamenta profundamente as mortes". "O atentado foi uma afronta à democracia. É inaceitável que a violência se sobressaia aos anseios e à liberdade de escolha da população", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação