Brasil

Especialista dá dicas para acalmar seu pet durante a queima de fogos

Ricardo Tamborini afirma que o medo e o estresse causados pelos fogos em cães podem ser revertidos, se tratados desde a infância do animal

postado em 20/12/2016 18:28

Ana Carolina Lopes, com seu pet, Thoby Os fogos de artifício, muito usados em comemorações como o réveillon, chamam atenção pela beleza e emocionam a gente, é verdade. Mas o que muita gente não sabe (ou ignora) é o estresse e o medo que eles causam nos animais de estimação. Por não estarem preparados para lidar com barulhos altos, os bichinhos podem acabar se machucando ao tentar fugir ou se esconder. O Correio ouviu um especialista na área, que vai te dar dicas de como garantir o bem-estar do seu melhor amigo.

[SAIBAMAIS] A estudante Ana Carolina Lopes, 21 anos, tem um cachorro que sofre bastante nessa época do ano. "Ele tenta ficar perto da gente, treme, chora, arranha o chão até a patinha sangrar;, conta.

Ana afirma que nessas situações, o pequeno Thoby ; que costuma ficar do lado de fora de casa ; é colocado para dentro: "Eu abraço ou faço carinho, mas só o fato de ficar dentro de casa já acalma ele", conta a tutora. Contudo, o adestrador e especialista em comportamento canino, Ricardo Tamborini, explica que o medo ou agressividade do animal só floresce se for estimulada. "Se um cão fica com medo ao escutar um barulho alto e o dono pega no colo, ele está reforçando o comportamento do animal. O ideal é buscar a ajuda de um adestrador para o animal perder o medo", aconselha.

Segundo o adestrador, os donos devem observar a mudança de comportamento de seus pets, que costuma ser nítida: eles procuram ficar em lugares mais escuros, perto dos donos, ter tremedeiras, chorar, latir e, até, urinar de medo. Quando os donos perceberem isso, o ideal é ignorar para não reforçar o comportamento. Porém, com cautela. "Se o problema persistir, a opção é colocar o animal no canto mais escuro da casa. Não recomendo usar medicamentos para dopar ou acalmar o animal, pois só vai mascarar o comportamento, mas não irá resolvê-lo".

O cuidado deve ser redobrado com cães que ficam sozinhos durante as festividades, exatamente pelo risco de ele se machucar na tentativa de se esconder e não ter ninguém em casa, para socorrer o pet. Ou seja, ao chegar em casa, é bom dar uma olhada se está tudo bem com seu amigão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação