Brasil

Homem invade igreja no Rio e quebra imagem centenária de Nossa Senhora

O homem quebrou imagens centenárias da igreja de São João Batista, em Niterói. Em depoimento, ele admitiu ser intolerante religioso e simpatizante do grupo radical Estado Islâmico

Hellen Leite
postado em 16/01/2017 10:42
Foto de uma das imagens destruídas: prejuízo material de aproximadamente R$ 30 milUm homem foi preso após entrar em uma igreja católica e quebrar imagens sacras, no município de Niterói, Rio de Janeiro. Yames José Correia, de 37 anos, que é formado em Tecnologia da Informação, entrou na catedral São João Batista, forçou duas portas de acesso restrito e, em seguida, quebrou uma imagem de Nossa Senhora e outra do Senhor dos Passos. A imagem da santa tinha 350 anos.

Segundo funcionários da catedral, o homem admitiu que danificou as imagens por ser intolerante a religiões. Na delegacia, ele ainda disse ser adepto das ideologias do grupo Estado Islâmico e não se mostrou arrependido do ato. ;Ele parece ser uma pessoa inteligente, mas tem um desequilibrado mental;, disse um dos administradores do templo ao Correio.

Ele foi autuado por vilipêndio a objeto religioso e lesão corporal, mas foi liberado e responderá em liberdade. A secretária da igreja informou que as obras serão avaliadas por especialistas para depois serem reconstruídas. No entanto, funcionários acreditam que a imagem de Nossa Senhora, a que foi mais danificada, não tem chances de restauração.

De acordo com a administração da igreja, o valor histórico e sentimental das imagens é inestimável, e o prejuízo material chega aos R$ 30 mil. O pároco responsável pelo templo avalia se medidas de segurança mais rígidas serão tomadas.

Intolerância religiosa

[SAIBAMAIS]Este é o segundo caso do tipo em uma semana. Na semana passada, uma pastora de uma igreja evangélica de Botucatu, no interior de São Paulo, foi filmada quebrando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. No vídeo, a mulher aparece martelando a imagem católica enquanto um grupo de pessoas faz orações ao seu redor.

Com a repercussão negativa, a pastora se desculpou após a divulgação de uma nota oficial do Conselho Municipal de Pastores repudiando a atitude. ;Peço desculpa pelo vídeo porque eu sou seguidora da palavra. Em nenhum momento eu pensei em ofender o Brasil, mas você sabe como é a internet. Vocês sabem como é o povo", disse a pastora em entrevista à Rádio Municipalista de Botucatu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação