Brasil

Veja lista de políticos que morreram em acidentes aéreos

O ministro Teori Zavascki estava no avião que caiu próximo a Ilha Rasa, em Paraty, no Rio de Janeiro. No passado, Eduardo Campos, Ulysses Guimarães e Castello Branco também morreram em aeronaves

Gabriela Vinhal
postado em 19/01/2017 19:30

O ministro Teori Zavascki estava no avião que caiu próximo a Ilha Rasa, em Paraty, no Rio de Janeiro. No passado, Eduardo Campos, Ulysses Guimarães e Castello Branco também morreram em aeronaves

O ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19/1) em um acidente de avião próximo a Paraty, no Rio de Janeiro .Essa não foi a primeira vez, contudo, que um político brasileiro morreu a bordo de uma aeronave. Entre as autoridades brasileiras mais influentes estão Castello Branco, Ulisses Guimarães, Severo Gomes e Eduardo Campos.

Eduardo Campos - 2014

Candidato à presidência em 2014 pelo PSB, Eduardo Campos morreu em um acidente com uma aeronave de pequeno porte que caiu em Santos, em São Paulo. O avião decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, em SP. No total, sete pessoas estavam a bordo.

Eduardo Campos durante campanha pela presidência do Brasil

José Carlos Martinez - 2003

Ex-presidente do PTB e tesoureiro da candidatura de Fernando Collor de Mello à presidência, José Carlos Martinez morreu na queda de um monomotor que pilotava, durante uma viagem a Navegantes, em Santa Catarina. A aeronave partiu de Curitiva e caiu no município de Guaratuba, no Paraná.

Ulysses Guimarães e Severo Gomes - 1992

Presidente do PMDB à época, Ulysses Guimarães morreu em um acidente aéreo de helicóptero modelo, no litoral de Angra dos Reis. O político, que foi presidente da Câmera duas vezes, ficou conhecido por lutar contra a ditadura militar e na luta pela redemocratização do Brasil. Na mesma ocasião, morreu a mulher de Ulysses, Mora Guimarães, o senador e ex-ministro Severo Gomes e a mulher dele, Anna Maria Henriqueta Marsiaj, além do piloto da aeronave. O corpo de Ulysses Guimarães nunca foi encontrado.

Ulysses Guimarães, presidente da Câmara dos Deputados e de José Sarney, candidato à vice-presidência da República, durante convenção nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB.

Castello Branco - 1967

O presidente Humberto de Alencar Castelo Branco morreu em um acidente aéreo quatro meses após deixar o poder. Em 18 de julho de 1967, o avião que estava a bordo foi atingido na cauda por um caça T-33 da Força Aérea Brasileira (FAB) em circunstâncias mal explicadas no inquérito militar. A aeronave caiu na região de Fortaleza (CE) deixando apenas um sobrevivente.

Nereu de Oliveira Ramos - 1958

Presidente da República interino durante três meses, entre 1955 e 1956, o político morreu em 16 de junho de 1958, quando o avião onde estava caiu em São José dos Pinhais, no Paraná.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação