Brasil

Ato em frente à Alerj reúne cerca de 500 manifestantes

Apesar de não estar prevista nenhuma votação para esta quarta-feira, o grupo realiza ato no primeiro dia do ano legislativo para protestar contra propostas de ajuste fiscal que serão analisadas pela Alerj nos próximos dias

Agência Estado
postado em 01/02/2017 13:34
Grupo realiza ato no primeiro dia do ano legislativo para protestar contra propostas de ajuste fiscal
Servidores estaduais que manifestam na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) entraram em confronto com a polícia no início da tarde desta quarta-feira (1). A confusão começou por volta das 14h quando representantes de diferentes sindicatos derrubaram uma grade de proteção do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo estadual. A Polícia Militar lançou bombas de efeito moral na multidão que respondeu atirando pedras contra a PM.

Bombas de gás lacrimogêneo, tiros de bala de borracha e um blindado da polícia utilizado para jogar jatos d;água estão sendo usados para dispersar os manifestantes que seguem em confronto com a polícia. Cerca de 500 homens da Polícia Militar e da Força Nacional se revezam para impedir a invasão do Palácio Tiradentes no primeiro dia da retomada dos trabalhos da casa.

O grupo que reivindica a regularização de pagamentos, entre outras pautas, é formado por servidores da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), de universidades estaduais e bombeiros. Um servidor da Cedae, Adalberto Saraiva Coelho, 57 anos, foi atingido na perna por uma bala de borracha e encaminhado para atendimento médico.

Além dos salários atrasados, os servidores da Cedae protestam contra a privatização da Companhia, uma contra-partida colocada pelo governo federal no pacote de negociações da dívida dos estados. Em troca de socorro financeiro de cerca de R$ 6,5 bilhões, o estado do Rio de Janeiro se comprometeu com a privatização da Cedae. A pauta deve ser discutida na próxima terça-feira (7).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação