Prefeitura de Jequié entrega mochilas maiores que os alunos e vira piada

Mochilas foram entregues para alunos de escolas públicas do município baiano. Fotos de criança dentro da mochila viralizou nas redes sociais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/05/2017 06:43 / atualizado em 09/05/2017 13:17

Reprodução de internet

Os kits escolares entregues pela prefeitura do município de Jequié, a cerca de 356 quilômetros de Salvador (BA), são como qualquer outro: estojo, lápis, caneta e borracha. No entanto, uma situação inusitada virou piada na internet desde a sexta-feira (5/5), assim que pais de alunos perceberam o tamanho das mochilas entregues pelo órgão. Aparentemente, o tamanho único do objeto não foi projetado para as crianças mais novas, que literalmente cabiam dentro da mochila. O assunto, claro, rendeu boas risadas na internet.
 
Reprodução de internet
 

A foto de uma criança dentro da mochila, com apenas a cabeça para fora e sorrindo, foi compartilhada por muitas pessoas na web e o assunto acabou no Trending Topics do Twitter. Outra imagem mostrava os pequenos seguindo para a escola, com suas mochilas nas costas, quase arrastando no chão. Um internauta brincou: "Vocês que não entenderam. Mochila para crianças é na verdade mochila para GUARDAR crianças". Em outro comentário falaram: "Acho que era para botar as crianças dentro com a cabecinha para fora e alguém levar, porque não é possível". Outra comentou que a mochila dava pra levar todo mundo. "Minha gente, mas nessas mochilas que a prefeitura de Jequié distribuiu na creche, cabem três vidas inteiras, uma penteadeira, cabe nós tudo!", brincou (Veja memes abaixo).

Secom/PMJ
 
Segundo a Prefeitura Municipal de Jequié, como o Ministério da Saúde recomenda que alunos da pré-escola não carreguem mais que 10% do seu peso, "não tem como entregar a uma criança de creche uma mochila com tamanho ideal". Para o gestor municipal, crianças desse nível escolar, tradicionalmente, não podem e não devem carregar suas mochilas. "Ou será que estas pessoas querem afirmar que os pais de hoje não estão servindo nem pra carregar a mochila de seus filhos?", sugere a nota (leia íntegra da nota no final do texto).
 
Na sexta-feira (5/5), a entrega dos kits foi divulgada no site da prefeitura e nas redes sociais. No texto, a pasta comenta que a produção dos kits faz parte da nova política educacional que vem sendo implementada desde janeiro e deve atingir cerca de 18 mil alunos da rede pública de ensino. "A distribuição dos kits escolares vem sendo feita paulatinamente nas escolas da rede pública municipal e deverá contemplar todos os alunos atendidos pelo município", diz a nota. Além do kit escolar, as crianças e adolescentes também receberam uniformes, que vieram nos tamanhos corretos.

Apesar das brincadeiras, algumas pessoas defenderam as ações da prefeitura. "Independente do tamanho da mochila era o mínimo que a prefeitura tinha que fazer pelas crianças. Bela iniciativa, na próxima é só diminuir o tamanho mesmo. As crianças parecem tartaruguinhas e tão felizes da vida com o kit. kkkkkk", comentou um leitor no Facebook da prefeitura. "Achei uma bela iniciativa da Prefeitura Municipal, antes não tínhamos sequer merenda q não se sabe pra onde íam! Então vamos aprender a parar de criticar tudo", afirmou outra leitora.

Veja alguns memes que foram publicados nas redes sociais:
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Leia a íntegra da nota da Prefeitura de Jequié:

 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
José
José - 09 de Maio às 11:34
O prefeito dessa cidade, se é que se pode chamá-lo de prefeito, deveria ser enquadro/preso em alguma lei de ridicularização/humilhação da crianças.
 
Edison
Edison - 09 de Maio às 08:42
Cuidado com o excesso de peso para estas pequenas crianças. Povo pobre é isso aí, vive de caridade! Caridade é uma escolha de quem quer fazer, e o caridoso simplesmente escolhe. Quer prova mais concreta!