Brasil

Ação da Força Nacional no Pará expõe tensão social na Amazônia

O efetivo da Força Nacional tem a missão de garantir a segurança de 22 agentes florestais do Ibama. A rotina de trabalho das equipes é reprimir o desmatamento ilegal, a exploração de madeira sem autorização e os garimpos irregulares

Luís Cláudio Cicci - Especial para o Correio
postado em 26/07/2017 06:55
Homens da Força Nacional embarcando em ônibus que os leva até o Pará
O envio de contingente da Força Nacional de Brasília para Novo Progresso (PA) expõe as dificuldades da atuação do poder público na Amazônia. Os 100 homens encontrarão no município, à beira da Rodovia BR-163, o resultado de uma política de ocupação causadora da tensão social que caracteriza o sul do Pará e que se repete em outros estados da Região Norte.



A abertura de estradas, como a BR-163 e a BR-230 (Transamazônica), resulta no desenvolvimento que nos mapas aparece como o desenho de uma espinha de peixe. A via principal deriva para estradas vicinais que rasgam a floresta, inclusive, reservas indígenas. E com tratores e caminhões surgem madeireiros, grileiros, garimpeiros. Eles chegam bem antes do poder público e fazem a ocupação sem aval do estado.

[SAIBAMAIS]A Comissão Pastoral da Terra (CPT) registra que entre 2007 ; ano seguinte ao início do asfaltamento da BR-163 ; e 2016 aconteceram 2.257 casos de violência no Pará contra posseiros, sindicalistas, líderes de trabalhadores rurais, índios e quilombolas. No mesmo período, ocorreram 361 assassinatos no Brasil ligados a conflitos agrários. Desses, 102 foram no estado. Neste ano, de 48 mortes, 14 aconteceram no Pará.

Segurança

O efetivo da Força Nacional tem a missão de garantir a segurança de 22 agentes florestais do Ibama ; a rotina de trabalho das equipes é reprimir o desmatamento ilegal, a exploração de madeira sem autorização e os garimpos irregulares. ;Essa é uma região com muito bandido, uma parte do país onde o estado é sempre o último a chegar;, avalia Marcel Bursztyn, pós-doutor em Políticas Públicas do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB.

O professor identifica contradição no papel que o poder público exerce na Amazônia. ;As diferentes pastas que atuam na região não trabalham em sintonia, cada uma atira para um lado;, ressalta. Até o fechamento desta edição, o Correio não conseguiu resposta do Ministério da Justiça sobre o assunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação