Brasil

PF investiga o desvio de R$ 2 milhões de merenda escolar no Amapá

Segundo a investigação da PF, ao menos 52 escolas da capital do Amapá ficaram sem a merenda escolar. Entre os alvos estão servidores da secretaria de Educação do estado

Jacqueline Saraiva
postado em 31/10/2017 08:04
Fraude na merenda escolar do Amapá: polícia cumpre mandados em Macapá

Empresários, diretores de escolas e servidores da Secretaria de Educação do Estado do Amapá são investigados pela Operação Senhores da Fome, da Polícia Federal (PF) por suspeitas de desvios de cerca de R$ 2 milhões. A verba, de acordo com o órgão, deveria ser destinada para a merenda escolar de vários municípios do estado. São cumpridos, nesta terça-feira (31/10), 4 mandados de prisão temporária, 7 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada à força para prestar esclarecimentos, e 18 de busca e apreensão em Macapá.


[SAIBAMAIS]Cerca de 120 policiais federais participam da ação, que contam com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Estado do Amapá, da Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Escolas ficaram sem merenda

Segundo a investigação da PF, iniciada em 2016, ao menos 52 escolas da capital amapaense ficaram sem os alimentos da agricultura familiar. Vários diretores chegaram a assinar o termo de recebimento dos alimentos, mas não os receberam. Em nota, a PF afirma que algumas dessas entregas teriam sido feitas, inclusive, no período de férias escolares. "Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, associação criminosa e falsidade ideológica", afirmou a PF.

Imagens divulgadas pela Polícia Federal mostraram alguns depósitos de comida na Escola Maria Cavalcante Picanço, em Macapá, totalmente vazios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação