Carnaval 2012

Carnaval de Brasília: De Portinari a China, com muitas plumas

postado em 18/02/2012 15:35
Os foliões já podem tirar as fantasias do armário e dar tiros de confete, pois, esta noite, começam os desfiles das escolas de samba do DF, no Ceilambódromo (QNN 27, Área Especial). Este ano, as agremiações estão divididas em três segmentos: Bloco de Enredo, Grupo de Acesso e Grupo Especial. Cada uma delas terá, respectivamente, 40, 50 e 60 minutos para colocar nos 350m de avenida muita criatividade e samba no pé.

Escolas tradicionais como a Acadêmicos da Asa Norte prometem ;entrar para ganhar;. E, para isso, traz como tema os 50 anos de história da UnB. Momentos simbólicos como o período da ditadura militar e a adesão à política de cotas serão representados por três carros alegóricos e narrados nos versos de Jeferson Família. Além do colorido das alegorias, o vermelho e branco, marca da Acadêmicos, irá prevalecer nas fantasias. ;O público vai poder ver algo muito bonito, com muitas plumas. Outra coisa legal é a participação de alunos do Departamento de Artes da UnB na comissão de frente.;

A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), vencedora em 2011, pretende conquistar o 32; título com o enredo Portinari, as cores e as caras do Brasil, musicado por Dilson Marimba, Diego Nicolau, Diego Tavares e Mestre Lollo. O presidente da Aruc, Moacyr de Oliveira, o Moa, explica: ;A data dos 50 anos de morte do pintor pareceu propícia para homenageá-lo. Além disso, é um tema, visualmente, muito rico. Quatro carros e dois tripés trazem uma gama de cores, representando fatos da vida dele e reprodução de obras, como Guerra e Paz e os painéis da Igreja da Pampulha;.

As cores também são o atrativo principal do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho. O carnavalesco Flávio Pala foi buscar referências na China para criar o desfile China: rompendo a muralha e abraçando o mundo com Huawei. Religião, comportamento, cultura e tecnologia são os temas que irão colorir a avenida, com muito brilho e dourado. O termo Huawei se refere a uma empresa de telecomunicações. ;O intuito é quebrar essa muralha, no sentido de derrubar as fronteiras entre Brasil e China e usar a empresa de telecomunicações para interligá-los com o mundo;, justifica Flávio.

Os desfiles devem atrair cerca de 40 mil pessoas, que poderão contar com banheiros químicos na área de alimentação. Haverá também unidades na concentração e na dispersão das escolas. Sessenta quiosques formam a praça de alimentação e a segurança fica a cargo do GDF.

; Ceilambódromo
(QNN 27, Área Especial). Portões abertos durante o dia até a hora dos desfiles à noite. Capacidade das arquibancadas: 40 mil pessoas. Praça de alimentação com 60 quiosques. Seguranças e banheiros químicos. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

; Programação
Amanhã: Blocos de Enredo
21h - Acadêmicos do Riacho Fundo
22h - Escola de Samba Gigante da Colina
23h - Escola de Samba Unidos de Planaltina
0h - Unidos do Varjão

Domingo: Grupo de Acesso
20h - Unidos da Vila Paranoá
21h10 - Projeto Colibri
22h20 - Escola de Samba Império do Cerrado
23h30 - Acadêmicos de Santa Maria

Segunda: Grupo de Acesso
20h - União da Vila Planalto e Lago Sul
21h10 - Mocidade de Valparaíso de Goiás
22h20 - Dragões de Samambaia
23h30 - Candangos do Bandeirante
0h40 - Unidos do Recanto das Emas

Terça: Grupo Especial
19h30 - Escola de Samba Capela Imperial
20h45 - Mocidade do Gama
22h - Acadêmicos da Asa Norte
23h15 - Aruc (Cruzeiro)
0h30 - Águia Imperial de Ceilândia
1h30 - Bola Preta (Sobradinho)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação