Cidades

Homens e máquinas trabalham na fundação da nova Torre de TV, um monumento projetado por Niemeyer

postado em 25/07/2009 08:15
Torre de TV Digital terá altura igual à de prédio de 62 andaresAs escavações da nova Torre de TV, próxima ao Setor Colorado, em Sobradinho, foram paralisadas ontem à tarde para que o momento em que se constrói a fundação do futuro ponto turístico da capital federal fosse registrado. As imagens do buraco de 13 metros de profundidade agora fazem parte do acervo do Arquivo Público do Distrito Federal e se juntarão a outras que retratam a construção de Brasília. ;Hoje, a gente não dá muita importância. Mas, daqui a alguns anos, essas fotografias serão importantes;, disse o superintendente do órgão, Luiz Ribeiro Mendonça.

Representantes de órgãos responsáveis pela construção do ponto de recepção do sinal da TV digital estiveram presentes. Entre eles, o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, e o presidente da Terracap, Antônio Gomes. O projeto arquitetônico da torre é assinado por Oscar Niemeyer.

O novo monumento será entregue em 21 de abril de 2010, no 50; aniversário de Brasília. A obra custará R$ 65 milhões aos cofres públicos. E o dinheiro será desembolsado pela Terracap. A empresa pública é a dona do terreno de 40.000m;, onde está situada a torre, à margem da DF-001, que liga a BR-020 ao Paranoá. O local foi escolhido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por ser um dos pontos mais altos do DF. ;Houve um estudo da difusão do sinal que pesou na escolha do lugar;, informou Silvestre Gorgulho.

Visão panorâmica
O monumento terá 185m de altura (equivalente a um prédio de 62 andares), 39 metros a mais que a atual Torre de TV, situada no Eixo Monumental. Será composto por duas partes: 120m de concreto erguidos do chão e 56m de estrutura metálica. A construção será executada pela Secretaria de Obras. O titular da pasta, Márcio Machado, garantiu que ela será entregue no ano que vem. ;Pode ser que a gente conclua antes, pois as obras estão em ritmo acelerado;, disse.

A torre será responsável pela transmissão digital de 12 TVs abertas que farão uso do seu sinal. Ela foi planejada com a ajuda de engenheiros das principais redes de televisão do país. A base de sustentação da estrutura metálica será composta de 246 estacas que ficarão na profundidade de 13 metros. Do alto, o visitante poderá observar Brasília de um dos três mirantes que serão abertos ao público. Ela emitirá sinal somente para as residências localizadas nas asas Sul e Norte. ;Hoje, existe uma antena instalada no Senado Federal que já transmite o sinal digital para a Asa Norte;, informou Gorgulho.

Taquari
O novo cartão-postal da cidade terá também bares, restaurantes, bancas de revistas e estacionamento público. Tudo isso para atrair a atenção dos turistas. ;Vamos induzir as pessoas a virem para essa região norte do DF com mais essa opção;, acredita o secretário de Cultura. Com uma visão mais econômica, Antônio Gomes acredita que a construção da Torre de TV Digital valorizará o Setor Taquari. ;O preço de um lote, no Taquari, hoje, é de aproximadamente R$ 150 mil. Esse valor será acrescido com a construção dela, pois o turismo aumentará bastante nessa região;, ressaltou o presidente da Terracap. ;Será um verdadeiro polo turístico;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação