Cidades

Vacinação da poliomelite é adiada

postado em 21/08/2009 16:23

Os pais que haviam programado para levar os filhos aos postos de vacinação do DF para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite terão que mudar de plano. A segunda etapa da campanha de vacinação, que deveria acontecer neste sábado (22/8), foi adiada para o dia 19 de setembro.

A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde para evitar sobrecarga dos postos e hospitais públicos, que estão cheios por causa da grande procura de pessoas com sintomas da nova gripe. Segundo o MS, a mudança não comprometerá o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho.

A segunda etapa da campanha nacional de imunização tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças, o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. Cerca de 115 mil postos de vacinação, em todo o país, estarão envolvidos no processo. Serão aproximadamente 350 mil pessoas trabalhando na campanha, que contará com a utilização de 40 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo.

A Vacina
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de cinco anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação