Cidades

Planaltina ganha Centro de Agricultura Urbana

postado em 26/08/2009 15:34
Os agricultores familiares do Distrito Federal contam agora com um importante ponto de apoio. Foi inaugurado, nesta quarta-feira (26/8), no campus de Planaltina da Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Apoio a Agricultura Urbana e Periurbana (CAAUP) do DF.

O lançamento do centro, às 14h30, teve a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa. O evento marcou o início do curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Inserção em Mercados Locais, ministrado a 40 pequenos produtores rurais.

O curso terá 32 horas de duração. Na sala de aula da universidade, eles receberão orientações de técnicos da UnB, que vão ensinar segurança alimentar, o mercado local da agricultura agroecológica, economia solidária e como calcular o preço de produtos.

Os alunos também vão aprender como abastecer restaurantes populares, cozinhas comunitárias e vender excedentes no mercado local. Mas o mercado não é o único foco do projeto, que trata também sobre a produção de alimentos para o autoconsumo

A prática da agricultura familiar urbana e periurbana cumpre um papel estratégico no abastecimento alimentar nas cidades localizadas nas regiões metropolitanas. Também contribui para melhorar a dieta alimentar das famílias e aumento de renda. Outro papel importante é o melhor uso do solo urbano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação