Cidades

Programação para a Semana da Consciência Negra

postado em 17/11/2009 07:13

A Semana da Consciência Negra terá programação especial em 12 unidades da Federação, organizada pelo Ministério da Cultura. No DF, da segunda (16/11) até dia 20, o projeto Conta contos, a arte de ouvir e contar histórias se apresenta no Centro de Ensino Fundamental Mestre D;armas, no Vale do Amanhecer.

Os alunos participam de oficinas sobre trava-línguas e outros jogos de palavra e mitos da cultura negra. O CEF Mestre D;armas fica na DF-130, caminho para Planaltina, no Vale do Amanhecer. Dia 20, Yayá, uma das mais famosas baianas de acarajé de Brasília, leva para a sede da Fundação Cultural Palmares uma degustação do prato típico brasileiro.

Várias escolas do DF vão realizar atividades ligadas à temática afrobrasileira e apresentarão seus resultados no Dia da Consciência Negra. Em Santa Maria, os alunos do Centro de Ensino Médio 417, com o apoio de embaixadas dos países africanos, oferecerão um banquete de comidas afro. Serão 53 pratos típicos que serão oferecidos a partir das 12h30. Estarão expostos os resultados das pesquisas sobre o continente africano no pátio interno da escola.

No Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, na Candangolândia, a partir das 9h30, será mostrado um painel com reeleituras de artistas afrodescendentes. Os alunos farão uma apresentação dos poemas de Solando Trindade, que criou o Centro de Cultura Afrobrasileira e o Teatro Popular Brasileiro.

O Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN) a promove o concurso Beleza Negra e serão premiados os vencedores do 3; Concurso Nzinga Mbandi de Literatura. A festa começa às 16h, com apresentações musicais e danças, além do desfile e tem o apoio do Sinpro.

No Centro Educacional 6 de Taguatinga Norte os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) apresentarão o projeto Cidadania e Diversidade, com comidas típicas, mostra de vídeos e atrações musicais, a partir das 19h. Informações: Santa Maria 9198-7663; Candangolândia 3901- 3524; Taguatinga Norte (CEMTN) 3901-6698 e (CED 6) 3901-6698.

Programação
Oficinas gratuitas sobre mitos e jogos de palavras.

Até dia 20
Local: CEF Mestre D;armas ; DF-130, Vale do Amanhecer
Horário: 9h às 17h.

Dia 20
Degustação de Acarajé
Local: Sede da Fundação Cultural Palmares ; Setor Bancário Sul, Quadra 2, Lote 11, Edifício Elcy Meireles.
Horário: A definir


Informações: 3424-0100.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação