Cidades

Atletas do copo ganham o Eixão

A 1ª Corrida da Cerveja atraiu 400 pessoas. Amanhã, Brasília conhecerá os vencedores, que serão premiados com 50 litros de chope

Juliana Boechat
postado em 12/12/2009 07:10
Cerca de 400 pessoas se reunirão amanhã para um evento no mínimo inusitado: a 1; Corrida da Cerveja da Capital. Pela primeira vez, a competição será realizada em Brasília, graças à iniciativa do bebedor profissional Felipe Oliveira Costa, 23 anos. Quando ele propôs a parceria na organização ao seu fiel companheiro, Daniel Ribas, 23, a amizade falou mais alto e ele topou na hora. Eles adaptaram as regras a uma corrida da cerveja realizada por paulistas, em uma chácara isolada, que deu certo. Em Brasília, onde a corrida ganhou proporções inesperadas, a concentração será às 9h30, no Eixão, na altura da 108 Norte. O grupo que completar primeiro os 3km com todos os recipientes de cerveja vazios, ganha a corrida. O prêmio: um galão de chope de 50 litros.

Quando Daniel e Felipe se juntaram para firmar as regras, planejaram o evento para os 15 amigos mais próximos. Seria um verdadeiro momento de confraternização, já que um deles está finalizando o estágio; o outro, prestes a se formar; e um terceiro iniciará pós-graduação no ano que vem. Até então, eram quatro regras e uma inscrição de R$ 100. Para centralizar as informações, os idealizadores montaram, em plena quarta-feira, um blog na internet. Três dias depois, 9 mil pessoas haviam acessado o site. Felipe e Daniel não paravam de receber e-mails com dúvidas de como participar da grande corrida. ;A cada meia hora éramos obrigados a atualizar as regras;, contou Daniel.

O jeito foi aceitar a realidade: diminuíram a inscrição para R$10 ; cada grupo leva a quantidade de cerveja estipulada. E, com o dinheiro, os organizadores alugaram banheiros químicos e produziram camisetas e canecas. ;É tudo improvisado;, garantiu Felipe. Cada equipe será identificada com um número, escrito em um plástico. A carona de volta para casa depois da prova é de responsabilidade do participante: ;Colocamos no blog que é para as pessoas levarem pai, mãe, tio, irmão, colega, qualquer um para dirigir na volta;. Eles tentaram fechar parcerias com taxistas e donos de vans escolares, mas até agora não haviam conseguido.

Depois que o evento se tornou um sucesso, o discurso dos rapazes mudou. Agora, eles querem tornar a festa uma tradição em Brasília. E já pensam em formas de aperfeiçoar o trabalho a partir do próximo ano. ;Brasília tem essa cara de séria por ser o centro político do Brasil. Mas tem milhares de bares e cervejarias legais. Queremos ajudar a criar uma tradição e a identidade de Brasília;, defendeu Felipe. Ele e Daniel montaram uma equipe com outros dois amigos: João e outro Felipe. Companheiros de bebedeira há quatro anos e meio, não vão concorrer ao prêmio. Mas levarão um barril de 20 litros, vestirão chapeus e garantem muita diversão. ;Bebemos três vezes por semana. E não há histórico de ninguém passando mal. Treinamos bastante;, garantiu Daniel.

Pode parecer brincadeira mas, para os participantes e organizadores, é tudo muito sério. Existem regras a serem seguidas ; e os 15 fiscais prometem rigor na fiscalização. Poderão competir em duplas ou equipes de quatro pessoas. Cada uma terá que escolher um tipo de recipiente para carregar a cerveja: em latinhas, garrafas, galões, engradados (veja quadro). O auxílio de rodinhas, no entanto, levará a equipe à desclassificação. Durante o percurso, os bebedores podem parar para descansar, ir ao banheiro ou respirar fundo para dar o último gole. Só não vale passar mal. A dica dos organizadores, experientes neste tipo de corrida, é andar devagar para dar tempo de beber toda a cerveja. Chegar em primeiro com recipientes ainda cheios não vale de nada.

É muita cerveja para pouca gente. As equipes de quatro pessoas deverão finalizar 24 garrafas de 600 ml ou 44 latinhas de 350ml ou ainda 32 latões de 473ml. Os mais resistentes à bebida poderão compensar os colegas mais ;fracos;. Para as duplas, a quantidade é proporcionalmente a mesma: 12 garrafas de 600ml ou 22 latinhas de 350ml ou 16 latões de 473ml. A compra das bebidas e a manutenção da temperatura da bebida fica sob responsabilidade da equipe. A organização do evento estará atenta aos pontos ;estritamente proibidos;: desperdiçar cerveja, jogar tampinhas e latinhas no chão ou passar mal em qualquer etapa do caminho ; a não ser depois da linha de chegada.

Quatro analistas de sistema que trabalham juntos ; e bebem juntos há três anos ; se inscreveram para ganhar. Na última quarta-feira, reuniram-se em um bar para traçar as estratégias. A primeira ideia é levar uma churrasqueira com rodinhas para fazer comida ao longo do percurso. E também querem vestir fraldões para economizar tempo durante a prova. ;Vamos economizar as idas ao banheiro e ainda podemos ganhar o prêmio de originalidade. Um prêmio a gente vai ganhar;, garante Luiz Carlos Mendes, 27. Eles treinam firme há três semanas para o grande evento. E pretendem se reunir em um bar antes da largada. ;Acima de tudo, isso é uma brincadeira. Vamos brincar, nos divertir e, é claro, beber. Brasília precisa disso;, brincou Vitor Tormin Nishi, 27.

Regras da disputa
  • É expressamente proibido desperdiçar cerveja;

  • As tampinhas deverão ser guardadas nos sacos de lixo que serão entregues a cada equipe;

  • Quem vomitar ao longo do caminho será desclassificado;

  • As equipes estão expressamente proibidas de usar qualquer objeto móvel que possua rodas, a fim de facilitar o rumo do engradado. Porém, é permitido o uso de galhos, chapas de madeira e tubos de aço para ajudar no carregamento do engradado;

  • Toda a equipe deverá levar seu próprio abridor de garrafas;

  • Toda equipe deve ter um capitão responsável pelo controle dos outros bêbados-membros da equipe.

  • O capitão também responderá pela equipe quando a organização fizer a contagem e a checagem das cervejas no início e no fim da prova;

  • As equipes podem optar por um único recipiente para toda a cerveja, ou ainda separar as latinhas e as garrafas em mochilas, sacolas etc. Haverá um prêmio para quem competir com recipiente conjunto e para quem competir com recipientes separados;

  • Levar cerveja sem álcool é proibido.


Orientação
As inscrições foram encerradas ontem. Mas ainda dá tempo de conferir a corrida e a diversão dos participantes. A largada será na altura da 108 Norte, no Eixão, e terminará no mesmo ponto, sendo que o ponto médio é a 103 Norte. Os participantes deverão chegar ao local por volta das 9h30 para organizar os detalhes finais. A corrida não tem hora para acabar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação