Cidades

Inovação em forma de luzes natalinas

postado em 19/12/2009 07:00
A iluminação da Igreja deve ficar até janeiro e voltar nos próximos anosPela primeira vez em 51 anos de existência, a igreja Nossa Senhora de Fátima(1), a Igrejinha, na 307/308 Sul, recebeu decoração natalina. As luzes foram instaladas na noite de ontem. A novidade é resultado da parceria entre as prefeituras das quadras 108, 308, 107 e 307 e a Administração Regional de Brasília. O governo investiu R$ 2 mil na compra de 6.500 lâmpadas. As luzes cobrem a cruz no topo da edificação projetada por Oscar Niemeyer e a parte de cima das laterais das paredes cobertas por azulejos de Athos Bulcão. A chuva por pouco não adiou a inauguração. Mas, por volta das 21h, o trabalho pôde ser concluído.

A visual deve permanecer até janeiro. ;Um monumento importante como este não podia ficar fora da decoração de fim de ano. Ainda mais pelo conteúdo religioso que representa, afinal, essas são as luzes do natal;, afirmou a prefeita da 108 Sul, Solange Madeira. Foi ela quem teve a ideia de fazer a proposta à administração. ;Eu e os outros prefeitos nos juntamos e fomos até lá pedir. Ficamos muito felizes pela conquista;, disse.

Na hora de instalar os adornos, um cuidado mais que especial foi necessário. ;Como é um local tombado pelo Iphan, tivemos a maior atenção em não fixar pregos. O eletricista usou apenas cola;, explicou Solange. A iniciativa agradou aos frequentadores das missas na Igrejinha. ;Isso aqui é um ponto turístico abandonado. Achei ótimo colocarem estas luzes;, opinou a prefeita da 107 Sul, Nancy Barreto, 80 anos. ;Não atrapalha em nada e ficou bonito;, acrescentou a moradora da 307 Sul Maria Auxiliadora Lima, 76. A expectativa das prefeituras é trazer de volta a iluminação nos próximos anos.

Moradores aproveitaram a ocasião para pedir mais policiamento e iluminação pública no local. ;Depois que depredaram a Igrejinha com o incêndio em janeiro, o governo prometeu colocar um policial aqui, mas nunca vi;, garantiu Nancy. ;Além disso, os moradores de rua usam o espaço debaixo da marquise para dormir. À noite, fazem fogueiras que podem estragar os azulejos;, preocupa-se Ana Maria Machado, 66, moradora da 308 Sul. A Administração de Brasília informou que tem trabalhado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social para levar os moradores de rua a um albergue.

Pioneira
A Igrejinha foi o primeiro templo de alvenaria construído em Brasília e o primeiro espaço religioso em setor residencial. Durante 100 dias, operários construíram o templo. A inauguração ocorreu em 28 de junho de 1958.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação