Cidades

Mensalidade das escolas particulares está 7% mais cara

Mariana Flores
postado em 19/01/2010 08:29
O reajuste nas mensalidades das escolas particulares para este ano ficou em torno de 7%, quase o dobro da inflação acumulada em 2009, 3,94%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os aumentos mais acentuados no Distrito Federal foram nas instituições de ensino fundamental. Em média, as prestações encareceram 7,15%, ficando abaixo da média nacional, 7,54%. O índice aplicado pelas entidades de ensino médio superou a variação de custos de 2009, mas foi inferior ao de sete capitais pesquisadas pela FGV. Estudar em uma escola de ensino médio está 6,53% mais caro neste ano. A pré-escola teve um aumento ainda maior: 6,74% acima da média nacional, 6,67%. As universidades particulares foram as mais contidas. A correção média foi de 1,52%, abaixo do cobrado no restante do país, 4,05%.

Os dados levantados pela FGV são uma média dos índices aplicadps nas escolas. Mas os reajustes podem chegar a 18%, segundo a entidade. A média de 7% em todo o país é a maior desde 2004. Em média, as escolas brasileiras ficaram 70,68% mais caras desde 2002. No mesmo período, a inflação subiu 60,37%. ;Este é um setor que, como todos os outros de serviços, vem subindo acima da inflação em função de aumentos na renda da população. Além disso, as escolas têm registrado aumentos nos custos, como, por exemplo, os salários de professores, as tarifas públicas e a elevação da inadimplência;, explica o coordenador do IPC-S, André Braz.

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF) justifica o reajuste em função do aumento dos custos. A planilha das escolas inclui a folha de pagamento dos professores, além de despesas com impostos, materiais de consumo e tarifas públicas ; aluguel, água, luz etc. Também são levados em conta investimentos em infraestrutura e a proposta pedagógica de cada colégio. Segundo o gerente administrativo do Sinepe, Alberto de Araújo, os salários dos professores aumentaram 5,83% em 2009. De acordo com ele, cada escola reajusta seus preços seguindo sua planilha de custos, considerando todos os investimentos feitos que tenham implicação pedagógica.

O Procon do Distrito Federal orienta os pais a pedirem a planilha de custos das escolas. Se constatarem reajustes abusivos, podem denunciar a instituição. ;A escola tem que embasar o seu reajuste em um aumento de custos justificado. Se o consumidor se sentir lesado pode denunciar a escola;, afirma o presidente do Procon, Ricardo Pires.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação