Cidades

Advogado responderá por invasão de terra

postado em 27/01/2010 08:18
Um advogado de 62 anos foi preso em flagrante, nesta terça-feira (26/1), no Guará enquanto cercava uma área pública anexa ao Parque Ecológico Ezequias Heringer. Segundo a Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), Isaias Lobão Pereira estava usando postes e alambrados da própria unidade de conservação para isolar uma área que alega ser sua, sem, no entanto, apresentar nenhum documento. É a quinta vez que o homem é flagrado cometendo crimes na área do parque. Ele foi levado para a 4; Delegacia de Polícia (Guará) e autuado por dano ao patrimônio público. O advogado vai responder ainda pela invasão de área pública e por crime ambiental, pois, ainda de acordo com os investigadores, degradou o parque passando um trator em um alagado que é Área de Proteção Permanente.

Isaias tenta grilar terrenos no parque desde 2005, de acordo com Sudesa. ;Ele diz que a área pertence a ele, mas não prova nada. Mesmo porque a área é pública e ele tenta invadir;, afirma o tenente Nelson Ramos, da Polícia Militar. ;Ano passado mesmo ele cercou uma área de um riacho e colocou gado dentro, degradando outra APP;, informa a engenheira florestal Ester Martins, gerente técnica da Sudesa.

Esta semana, o acusado teria arrancado mais de 200 metros da cerca do parque, que é fixada com concreto, e mudado o cercamento mais para cima. Segundo a Sudesa, uma estrada feita com trator mostra que ele pretendia entrar na área de proteção, invadindo inclusive uma área alagada. ;É um flagrante crime ambiental, que já está sendo investigado pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema);, relata Ester Martins.

A cerca passa perto de um batalhão da PM e à margem de um galpão comunitário usado por chacareiros que ocupam uma área do parque já há mais de 10 anos. ;Essa questão está na Justiça. São mais ou menos 90 pessoas que nós monitoramos sempre. E o Isaias nunca esteve em nenhuma das listas;, destaca a gerente técnica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação