Cidades

Deputados chegam a trocar insultos em sessão

Novo presidente da CPI da Codeplan deveria ter sido eleito nesta tarde

postado em 29/01/2010 08:42
A reunião da CPI da Codeplan foi quase uma paródia da sessão extraordinária da última quarta-feira, em que o presidente interino da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), resolveu encerrar as atividades e adiar para a próxima semana a eleição do novo chefe da Casa Legislativa. A sessão de ontem foi aberta com denúncias, apimentada com insultos e encerrada intempestivamente, assim como ocorreu um dia antes. Mas ontem foi Batista das Cooperativas (PRP) quem conduziu os trabalhos na condição de vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, transferida uma vez mais sem que se resolvesse quem presidirá os trabalhos de investigação.

Batista das Cooperativas (D) abriu a sessão da CPI e a encerrou de forma intempestiva, sem que o presidente tivesse sido escolhidoBatista das Cooperativas abriu a reunião da CPI, criada sob o argumento de investigar as denúncias de corrupção que vieram a público com a Operação Caixa de Pandora, com a missão governista de fazer o contra-ataque ao PT, que um dia antes terminou a sessão sem eleger o presidente da Câmara, dando assim mais tempo para as negociações em torno da troca de comando. Batista levou ao plenário recortes de reportagens e ameaçou relembrar denúncias contra Cabo Patrício e Paulo Tadeu.

Na quarta-feira, foi Patrício quem usou do expediente para atacar os governistas, lendo em plenário denúncia publicada na internet de que deputados da base teriam recebido R$ 4 milhões para livrar o governador José Roberto Arruda (sem partido) do impeachment. ;Um homem de 37 anos deu uma birra, virou as costas para 19 distritais e foi embora. Isso não se faz;, provocou Batista. Patrício não esteve na Câmara ontem.

O grupo de investigações ficou ainda mais disperso com o anúncio de Eliana Pedrosa (DEM) de que sairia da CPI. A distrital disse que a desistência deve-se à preocupação com a proporcionalidade da composição da CPI, já que o colega de partido Geraldo Naves (DEM) entrou na vaga deixada por Alírio Neto (PPS).

A saída de Eliana, no entanto, indica o afastamento da deputada do grupo dentro da Câmara mais ligado a Arruda e a disposição da parlamentar em levar adiante sua candidatura à presidência da Casa(1), mesmo sem a aprovação do governador. Arruda trabalha para elevar à chefia do Legislativo Wilson Lima (PR). Mas foi surpreendido com a iniciativa do PT, que remarcou para a próxima terça-feira a eleição do presidente e deu, com isso, mais chances a Eliana.

Eliana Pedrosa (em conversa com Paulo Tadeu) saiu da CPI da CodeplanPara complementar a contraofensiva governista, o distrital Geraldo Naves (DEM) leu uma nota de repúdio assinada, até o fim da sessão de ontem, por 11 deputados da base: ;Patrício age em benefício próprio, pois impedindo a eleição por ele mesmo convocada no dia anterior, permanece na condução da Casa praticando atos atentatórios à dignidade e ao decoro;.

A resposta aos torpedos lançados pelos distritais que apoiam Arruda foram interceptados por Paulo Tadeu, representante da oposição na CPI da Codeplan. O petista chamou Batista das Cooperativas de cínico e comparou o colega a um capitão do mato, que ;recebe do chefe maior determinação para punir, assassinar, desmoralizar;.

Sem clima
Quem ficou de fora do tiroteio, mas assistiu à pancadaria de camarote, acha que falta ambiente na Câmara para a condução dos trabalhos de investigação. ;As denúncias de desvio de recursos públicos devem ser apuradas com rigor e esse trabalho não é compatível com uma troca de ofensas que em nada serve para o objetivo esperado pela população do Distrito Federal;, considerou José Antônio Reguffe (PDT).

Depois da batalha entre governo e oposição, a reunião da CPI foi fechada por Batista sem avançar em nada. Estão agendadas para hoje a escolha do quinto integrante da comissão e, em seguida, a eleição do distrital que vai presidir o grupo de investigações.

Em nota à imprensa alheia ao bombardeio dos governistas, Patrício avisou que a posse dos deputados suplentes, ansiosos com o ingresso na Câmara Legislativa, ocorrerá em ;momento oportuno; que, segundo informa, virá a partir do funcionamento da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Especial. A previsão para eles assumirem os trabalhos seria a próxima segunda-feira, mas ; em vista da confusão instalada na Casa ; não se sabe se isso ocorrerá. Depois da posse, Patrício vai receber dos novos integrantes os pedidos ;por escrito de suas necessidades humanas e materiais para o exercício das atividades legislativas;.

[SAIBAMAIS]1 - Regimento
Segundo o parágrafo 4; do Artigo 60 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, o presidente da Casa somente poderá integrar comissão temporária de representação, o que o impede, por exemplo, de ser membro de uma CPI.


"Um homem de 37 anos deu uma birra, virou as costas para 19 distritais e foi embora. Isso não se faz. O colega deveria se comportar como um general e não como um cabo de segundo, terceiro escalão"
Batista das Cooperativas (PRP), vice-presidente da CPI da Codeplan, referindo-se a Cabo Patrício


"Lamento que Vossa Excelência aja de maneira cínica para atacar os parlamentares dessa Casa. Espero que a atitude de capitão do mato, que recebe do chefe maior ordem para punir, assassinar e desmoralizar, não seja por Vossa Excelência seguida"
Paulo Tadeu (PT), integrante da CPI da Codeplan, em relação a Batista das Cooperativas


"O presidente em exercício valeu-se de uma nota infame e caluniosa para trazer suspeição e vergonha a todos os parlamentares da Câmara Legislativa"
Geraldo Naves (DEM), em nota de repúdio assinada por 11 deputados da base e lida em plenário

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação