Cidades

ONGs fazem ato contra a expansão do Sudoeste neste sábado

postado em 29/01/2010 12:40
O Fórum das ONGs Ambientalistas do Distrito Federal e da Associação Parque Ecológico das Sucupiras (APES) realizam, neste sábado (30/1), um ato contra a expansão do Sudoeste. O protesto terá início às 10h, no Balão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), próximo à Capela Rainha da Paz, no Eixo Monumental, e deve durar cerca de duas horas.

A expansão, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), prevê a construção de 22 prédios de apartamentos, com seis andares. Também constam no planejamento seis prédios comerciais e um institucional, à beira do Eixo.

;As conseqüências previstas são o agravamento de problemas de tráfego e esgoto, destruição do cerrado remanescente na área e descaracterização do Eixo Monumental;, disse o organizador do ato e presidente da APES, Fernando Lopes.

Um dos argumentos contra a construção de novos prédios é baseado no Decreto Brasília Revisitada, de 1987, que não prevê a expansão pretendida. De acordo com o decreto, o local pertence à escala do Eixo Monumental, e não faz parte da área edificável.

A APES propõe que a área a ser expandida seja incorporada ao Parque Ecológico das Sucupiras, em forma de um memorial da construção de Brasília. O organizador do evento espera a participação de 50 pessoas. Estarão disponíveis tecidos, pincéis e tinta para a confecção de faixas, que serão afixadas no local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação