Cidades

Casal exige justiça pela morte do filho, atropelado em 2006 enquanto pedalava no Eixão

postado em 06/02/2010 08:12
Está previsto para as 9h do próximo dia 11, no Tribunal do Júri de Brasília, o julgamento do contador Leonardo Luiz da Costa. Ele é acusado de atropelar e matar o ciclista e biólogo Pedro Davison, à época com 25 anos. O jovem morreu em 19 de agosto de 2006, quando pedalava na faixa central do Eixão Sul, na altura da Quadra 114. Era noite de sábado. Segundo familiares da vítima, Leonardo dirigia embriagado pela pista e fugiu sem prestar socorro. Ele foi preso em flagrante ainda no Eixão, graças a um motoqueiro que anotou a placa do carro e avisou à polícia. Mas o motorista pagou R$ 2 mil de fiança e foi liberado. Desde então, responde o processo em liberdade.

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) denunciou Leonardo por homicídio doloso (quando se assume o risco de matar), cuja pena é de seis a 20 anos de prisão, em caso de condenação. Amanhã, familiares e amigos de Pedro Davison farão uma manifestação(1) no Parque da Cidade para pedir justiça. ;O que aconteceu não foi uma fatalidade, mas um crime;, destacou o pai do ciclista, o economista Pérsio Davison, 62 anos. O atropelamento de Pedro chocou Brasília. Ele morreu no dia do aniversário de 8 anos da filha dele, Luiza, e a quatro dias da festa de formatura no curso de biologia da Universidade de Brasília (UnB).

Pedro também tinha passado em um concurso público e estava apaixonado por uma jovem. ;Ele estava radiante. Era um rapaz jovem e cheio de vida;, lembrou a mãe, a economista Elizabeth Davison, 60 anos. Quase quatro anos se passaram desde a tragédia, mas Pérsio ainda não superou a dor. ;Eu estou condenado à ausência do meu filho. A tristeza será por toda a eternidade, mas tenho fé de que a justiça será feita;, revelou emocionado.

Semáforo

Na manifestação do parque, será lembrada ainda a morte do adolescente Pedro Gonçalves, 16 anos. O jovem foi atropelado em um semáforo da 912/712 Sul, quando tentava atravessar a pista para ir ao Colégio Setor Oeste. O acidente ocorreu em 6 de junho passado. O motorista foi identificado como o estudante Bruno Moraes Dantas, 21 anos, que teria furado o sinal vermelho em alta velocidade e foi encontrado pela polícia dormindo em casa duas horas depois. O teste do bafômetro detectou 0,53 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. A primeira audiência dele ocorrerá no próximo dia 10, um dia antes do julgamento de Leonardo da Costa, acusado de matar Pedro Davison. O juiz decidirá se Bruno será ou não levado a júri popular.

Segundo a subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), Valéria Velasco, é preciso que a sociedade se una e cobre justiça em relação aos casos de violência no trânsito. ;Antigamente, os motoristas que matavam alguém eram punidos com a entrega de cestas básicas, mas essa cultura já está mudando. Temos que exigir que a Justiça não deixe impunes motoristas irresponsáveis, porque a impunidade favorece a criminalidade e faz novas vítimas;, destacou.

1 - Agenda
Das 9h às 11h de amanhã, familiares e amigos de Pedro Davison farão uma manifestação no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade. O ato público deve reunir cerca de 100 pessoas munidas de faixas e cartazes, que pedirão mais rigor nas punições em acidentes de trânsito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação