Cidades

Inquérito da Caixa de Pandora está no STJ

postado em 04/03/2010 08:03
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda não devolveu à Polícia Federal o inquérito da Operação Caixa de Pandora, enviado à Corte há um mês. O STJ, por ser autor da ação, não tem prazo para se manifestar, mas fontes da PF ressaltam que a demora não deverá atrapalhar as investigações em torno do suposto pagamento de propina para integrantes do Governo do Distrito Federal. Uma apuração que dura mais de 100 dias.

O inquérito judicial foi encaminhado pela Polícia Federal ao ministro do STJ Fernando Gonçalves em 3 de fevereiro. O magistrado encaminhou a ação para a Procuradoria-Geral da República para dar o parecer sobre a necessidade de prolongamento das investigações. O delegado que atua no caso, Alfredo Junqueira, pediu mais 30 dias de prazo para consolidar as apurações, um procedimento judicial normal.

Segundo a PF, apesar de não estar com o inquérito, as ações não estão paralisadas. Enquanto aguardam a remessa por Fernando Gonçalves, os investigadores trabalham na análise dos documentos recolhidos na Operação Caixa de Pandora e nas buscas e apreensões realizadas em 13 de fevereiro, dois dias após a prisão do governador afastado, José Roberto Arruda.

A Operação Caixa de Pandora foi realizada em 27 de novembro, quando a Polícia Federal realizou 29 mandados de busca e apreensão em residências e locais de trabalho de servidores do GDF, deputados distritais e repartições públicas. A ação da PF foi feita a pedido do STJ, que estava apurando irregularidades no governo local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação