Cidades

Grupo faz proposta de um cinquentenário caseiro

postado em 14/03/2010 08:27
Um grupo de artistas do Distrito Federal se movimenta para promover uma alternativa local para os 50 anos da fundação de Brasília. Na próxima quarta-feira, representantes de movimentos culturais da cidade têm encontro marcado com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, para apresentar o projeto. A ideia é fazer uma festa com duração de 50 horas ininterruptas, a partir da 0h de 20 de abril, só com artistas ligados à nova capital. O evento seria chamado ;Brasília, outros 50;.

O Governo do Distrito Federal, por sua vez, anunciou as presenças da cantora baiana Daniela Mercury, da banda de rock emo NX Zero e do grupo de pop rock nacional Paralamas do Sucesso. Esse último é o único cujos integrantes da banda têm alguma ligação com Brasília, o que causa indignação ao movimento cultural local. ;Não queremos ser penetras na nossa própria festa;, justificou Rênio Quintas, maestro e pianista, integrante do Fórum de Cultura do Distrito Federal.

Com o apoio da base governista da bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, na semana passada Quintas e demais idealizadores da festa alternativa se encontraram com Juca Ferreira no Ministério da Cultura (MinC). A execução da festa alternativa custaria R$ 1,1 milhão e sairia dos cofres federais. O evento seria no gramado em frente à sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Setor de Divulgação Cultural, no Eixo Monumental.

O ministro teria gostado da iniciativa e pedido urgência na elaboração da programação, segundo relato de Quintas. ;Ele (ministro) disse que apoiaria e agregaria algumas ações do ministério à programação;, relatou o maestro. A assessoria de imprensa do MinC confirmou que haverá um encontro na próxima quarta-feira, mas não garantiu que Ferreira teria aprovado a proposta.

A assessoria de imprensa da Brasiliatur, empresa de turismo do GDF, responsável pela organização e pela divulgação da festa na Esplanada dos Ministérios, informou que artistas locais seriam prestigiados nos shows. Mas, na programação oficial divulgada para a imprensa, não constam nomes de bandas locais no palco principal, apenas nos shows de bandas religiosas. O evento do GDF já teve como atração principal o ex-Beatle Paul McCartney, a cantora pop Madonna, o grupo de pop irlandês U2, a cantora colombiana Shakira e a estrela norte-americana Beyonc;. Mas, depois da crise política que atingiu a capital da República, nenhuma das atrações internacionais confirmou presença. Ainda assim, o custo estimado da festa é de R$ 10 milhões. (DB)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação