Cidades

Auditores desistem de greve

postado em 24/03/2010 07:32
Os servidores da carreira de auditoria tributária do Distrito Federal decidiram abortar a greve prevista para começar esta semana e aceitar proposta de reajuste feita pela Secretaria de Fazenda. A pasta ofereceu aumento linear de 7% sobre os salários dos 1,5 mil servidores ativos e inativos da carreira a partir de setembro deste ano, e mais 8% a partir do mesmo mês de 2011. Os auditores pleiteavam equiparação salarial com as carreiras de delegado, procurador e defensor público e alegavam ter uma defasagem nos rendimentos de 15% em relação a essas categorias.

A proposta da Secretaria de Fazenda foi apresentada em reunião com a categoria na segunda-feira. O secretário André Clemente chamou os trabalhadores para negociar no dia em que estava programado o início de uma operação-padrão nos postos de fiscalização e a paralisação dos serviços administrativos internos. Ontem, a oferta do governo foi aprovada em assembleia da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Funcionários da Carreira de Auditor do Tesouro do DF (Sinafite), a proposta não satisfez inteiramente os trabalhadores, mas foi acatada em razão da turbulência política vivida pelo Distrito Federal, conduzido, no momento, por um governo de transição. Outro fator que influenciou na decisão dos auditores foi a proximidade das eleições, já que, nos 180 dias que precedem o pleito, não é permitido conceder reajustes salariais. ;Reconhecemos que o ideal é aprofundar a discussão sobre essas reivindicações com o governo novo;, disse Eraldo Costa, presidente do Sinafite.

Segundo Costa, os nove postos da alfândega existentes no DF funcionam com serviço de informática precário e pouco ou nenhum policiamento. A Polícia Militar é a responsável pela segurança. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Fazenda mas ninguém retornou para comentar o assunto até o fechamento desta edição.

A carreira de auditoria tributária engloba três cargos: fiscal tributário, agente fiscal tributário e auditor fiscal. Para os dois primeiros cargos, o salário inicial é de R$ 10.439. Para os auditores fiscais, é de R$ 14,7 mil. Além de fiscalizar a entrada e a saída de todo tipo de carga no DF, combatendo, assim, a sonegação fiscal, os servidores realizam trabalho administrativo de recebimento e parcelamento de tributos, cadastro de empresas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação