Cidades

Festa para a criançada no aniversário de Brasília

Aniversário da cidade terá programação exclusiva e gratuita para os pequenos. Espetáculo circense, parada com personagens de desenhos animados e exposição são algumas das opções

postado em 16/04/2010 08:37
Nem só de missas, solenidades e atrações musicais será feita a festa do cinquentenário de Brasília. A meninada que for à Esplanada dos Ministérios encontrará muitas alternativas de diversão. Em 21 de abril, os pequenos terão à disposição atrações que agradam a públicos de todas as idades, como o torneio de vôlei de areia e a performance da Esquadrilha da Fumaça, além de um roteiro elaborado exclusivamente para eles. Os pontos altos da programação infantil são a Parada Disney, desfile dos mais famosos personagens da indústria americana de animações, e o espetáculo da Unicirco, do ator Marcos Frota, que estreianeste domingo na cidade.

Com duração aproximada de 45 minutos e percurso de quase 1km, a Parada Disney começará às 10h30, saindo da Biblioteca Nacional rumo ao Congresso Nacional. O desfile será aberto por Pato Donald e Margarida. Em seguida, sete grandes carros alegóricos, seguidos de outros sete de porte menor, irão conduzir os personagens de todas as gerações de desenhos animados e do cinema, como o Ursinho Puff, Mickey Mouse, Mogli, A Pequena Sereia, Piratas do Caribe, as princesas e os vilões mais temidos. ;O desfile é uma mescla de personagens mais tradicionais e modernos. Todas as gerações estão representadas;, afirma o diretor de Comunicação e Serviços de Marketing da Nestlé, Izael Sinem Júnior. A empresa é patrocinadora da parada de personagens e também do circo.

O desfile terá outros encantos, como bolhas de sabão coloridas, confetes no formato de orelhas do Mickey Mouse e borboletas de papel. Alguns carros chegam a ser até três vezes maiores do que os utilizados na parada original, realizada diariamente nos parques da Disney nos Estados Unidos. Na confecção dos enfeites e das fantasias, foram usados 4,9 mil flores artificiais, 1,5 mil litros de tinta, folhagens, madeira reflorestada e grama artificial. Todos os 150 bailarinos e atores são brasileiros e foram selecionados pela equipe da Walt Disney, que veio ao Brasil para supervisionar a construção dos carros, a confecção dos figurinos, coreografias e ensaios. A trilha sonora também foi traduzida para o português e regravada em um estúdio californiano.

Desde o ano passado no Brasil, os personagens da Disney já arrastaram uma multidão de 1,7 milhão de pessoas nas passagens por Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Depois de Brasília, será a vez de Salvador (BA) receber a trupe de personagens, em 2 de maio. Antes da passagem por terras brasileiras, os astros dos desenhos só haviam se apresentado fora dos Estados Unidos uma única vez, na Cidade do México. Para aplacar o calor, a empresa distribuirá viseiras e ventarolas durante a festa.

Mas quem não quiser esperar pelo dia 21 pode aproveitar o fim de semana para comemorar o aniversário da cidade. A Universidade do Circo, projeto do ator Marcos Frota, estreia neste domingo, às 17h30, em um espaço montado ao lado do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. O picadeiro será cenário do espetáculo Somos todos brasileiros, que destaca a diversidade cultural do país e de Brasília, além de destacar a atuação de artistas portadores de necessidades especiais. A última sessão está programada para 5 de maio. Quem consumir R$ 5 em produtos da empresa tem direito a retirar um ingresso nos pontos de venda. A lista com os locais está disponível na página eletrônica: www.unicirco.com.br.

Ainda na Esplanada, os meninos e meninas que ainda tiverem fôlego podem visitar as várias exposições disponíveis. Nos estandes da Marinha, Aeronáutica e do Exército serão expostos equipamentos de combate. A Força Aérea Brasileira levará um dos helicópteros de sua frota ao local e a meninada poderá tirar fotos no cockpit. O Exército vai expor carros blindados e todos poderão entrar nos veículos. A Marinha exibirá equipamentos de fuzileiros navais. As polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros também mostrarão ao público equipamentos utilizados nas atividades diárias das categorias.

A estrutura do evento
Uma área de 13 metros quadrados destinada a portadores de necessidades especiais será instalada nas proximidades do Itamaraty

Serão disponibilizados 560 banheiros químicos em todo o complexo, nas duas pistas da esplanada, sendo 100 na região da Parada da Disney

O público contará com dez ilhas de atendimento, com serviços médicos, central de monitoramento, atendimento a crianças perdidas, achados e perdidos e informações ao público

Serviço
Parada da Disney - saída da Biblioteca Nacional, às 10h30

Unicirco - sessões de 19/4 a 09/5. Mais informações na página www.unicirco.com.br

Exposições - disponíveis a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios

Esquadrilha da Fumaça ; às 15h, na Esplanada dos Ministérios

Parque da Cidade - Aberto 24 horas

Nicolândia - Estacionamento 12 do Parque da Cidade

Zoológico de Brasília - Avenida das Nações, via L4 Sul. Funcionamento das 9h às 17h

Jardim Botânico - Setor de Mansões Dom Bosco, Conjunto 12, Lago Sul. Funcionamento das 9h às 17h


Agenda especial
Quem quiser fugir da agitação do centro de Brasília pode encontrar boas opções para curtir o feriado com mais tranquilidade. Não haverá programação especial no Parque da Cidade, mas as crianças poderão brincar à vontade nos ambientes do local e também no tradicional parque de diversões. O Zoológico de Brasília também terá programação especial, que começa hoje com um acampamento infantil e segue até domingo. O projeto ZooCamping vai receber 30 estudantes moradores da Estrutural, de 10 a 12 anos, que ficarão no Zoológico das 14h de sexta até as 17h de sábado. No domingo, todos os visitantes vão curtir shows, apresentações de teatro infantil e brinquedos infláveis.

A entrada é gratuita para quem tiver menos de 10 e mais de 60 anos. Todos que visitarem o Jardim Botânico em 21 de abril ganharão uma muda de orquídea do cerrado. A espécie, que já correu risco de extinção, foi cultivada em laboratório por seis anos. O horário de visitação são os mesmos do Jardim Zoológico. Em decorrência de uma greve dos servidores, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, está fechado desde a semana passada.

Dicas para curtir com segurança
Para reduzir os efeitos do calor e da seca, beba bastante líquido e use roupas leves e confortáveis

Não se esqueça do protetor solar e use bonés e chapéus para evitar queimaduras e insolação

Identifique as crianças, informando número de telefone e nome da pessoa responsável para contato

Quem encontrar alguma criança perdida deve encaminhá-la para um dos postos de atendimento oficial

Para evitar congestionamento, opte pelo transporte coletivo para ir à festa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação