Cidades

Secretaria de Agricultura intensifica fiscalização em vegetais no DF

postado em 18/06/2010 12:27
A Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (Seapa), intensificou a fiscalização da qualidade de frutas e hortaliças nos estabelecimentos do Distrito Federal. Estes alimentos exigem mais cuidado quanto ao armazenamento e condições sanitárias, já que são consumidos crus e estão suscetíveis à contaminações, que causam intoxicações alimentares.

A equipe foi reforçada em fevereiro deste ano, além disso, a diretoria aposta na conscientização do consumidor, para que crie o hábito de denunciar. O controle de qualidade é feito mensalmente - são verificados se os documentos estão em dia e há coleta de amostras para testes.

"Se houver problemas, como uma denúncia, a inspeção pode ser feita mais vezes", explica o agrônomo responsável pela fiscalização, Athaualpa Nazarethi Costa. A vistoria também acontece no estabelecimento, para a análise de como a mercadoria é armazenada e condições sanitárias do local. "Tudo é feito de acordo com a Lei Vegetal do Distrito Federal, que normatiza as condições mínimas de qualidade destes alimentos", esclarece.

Conscientização
O agrônomo conta, ainda, que a maior parte das denúncias é feita pela própria agroindústria. "Donos de estabelecimentos ligam para denunciar, já que, sem o controle de qualidade, os custos diminuem e tornam a concorrência desleal".

A Dipova trabalha para que o consumidor também denuncie e exija o selo da Seapa. "Mantemos um trabalho permanente, afim de garantir a qualidade dos vegetais, assim como é feito com a carne", afirma.

Doenças
"A maior preocupação, acerca da qualidade das frutas e hortaliças, é a intoxicação alimentar. Quando são consumidas sem os ciudados básicos, a saúde do consumidor fica em risco", diz Athaualpa Nazarethi.

Ele explica que os alimentos têm contato com terra e água contaminados, por isso, podem transmitir doenças, como diarréia e cólera. Em cada amostra, a quantidade de coliformes totais é medida, se é maior que o número mínimo permitido pela Lei Vegetal, o produto é reprovado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação