Cidades

Fundação Athos Bulcão vai para o Touring

Dono do edifício cede o espaço para a fundação que leva o nome do artista e foi despejada do prédio da Secretaria de Cultura por decisão judicial. A mudança deverá ocorrer até o dia 26

postado em 15/07/2010 07:00
O prédio da Secretaria de Cultura ocupado pela Fundação Athos Bulcão (1), no Setor de Autarquias Norte, deve amanhecer totalmente vazio, no próximo dia 26. A data é o limite determinado pelo Ministério Público para a reintegração de posse da sede atual ao governo. Por lei, a fundação, uma entidade privada, não pode ocupar um prédio público. O acervo de Athos Bulcão, a diretoria e os funcionários da fundação serão transferidos provisoriamente para o antigo Edifício Touring, perto da Rodoviária do Plano Piloto, até que a sede seja construída. Ontem, a secretária executiva da entidade, Valéria Cabral, visitou as futuras instalações temporárias, ao lado do secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho.

Vera Cabral, secretária executiva, insiste que o prazo de 10 dias fixado pela Justiça é um complicadorSegundo Gorgulho, o dono do Edifício Touring cedeu o espaço. ;Como brasiliense, eu não quero deixar a fundação na rua. Mas a Justiça foi clara: se eu não desocupasse o prédio responderia por omissão e desobediência a determinação judicial. Estamos buscando o apoio da sociedade para resolver esse problema da melhor maneira. Athos Bulcão foi o único artista que ajudou a fazer Brasília e depois ficou aqui, até morrer. Ele merece respeito;, disse o secretário.

Valéria Cabral levou aos responsáveis pelo Touring um projeto de reforma do anexo. Os reparos são necessários para receber em condições dignas o legado de Bulcão. ;Precisamos erguer algumas paredes e fazer banheiros, para que as pessoas possam trabalhar ali. Com as obras, o patrimônio não será danificado. É um espaço bom para a cultura, perto do museu e da biblioteca;, afirmou Valéria.

Conservação
A maior preocupação é manter as obras intactas na mudança. Ali, há azulejos, telas, plantas, enfim, 50 anos de carreira dedicados por Athos Bulcão a Brasília. O prazo de 10 dias estipulado pelo Ministério Público é considerado insuficiente pela instituição. ;O professor (Athos) se dedicou durante meio século à cidade, como pode ser despejado como se não tivesse nenhum valor para a cidade, como se nosso trabalho não fosse importante?;, questionou. ;Não queremos brigar com a Justiça, mas esse prazo é muito complicado. Essa é a casa de Athos Bulcão. Somos patrimônio da cidade. 10 dias são um absurdo. Precisamos mudar para um lugar que tenha condições. Não dá para arriscar o legado de Athos Bulcão;, desabafou Valéria.

A reforma do Touring deve ser feita com cuidado redobrado, afinal esse é um prédio tombado. ;Antes do tombamento do Touring, a Secretaria de Cultura permitiu que se fizesse uma mostra da Casa Cor nele. Retiraram algumas paredes, modificaram e depois não consertaram. Agora, o prédio vai voltar ao que deveria ser;, explicou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no DF, Alfredo Gastal. ;A Fundação deve ficar ali durante três ou quatro anos, enquanto constroem a sede. Até lá, é imprescindível garantir que o acervo, que é muito importante, seja mantido em condições de visitação e conservação;, completou.

Nova sede
Alugar um outro lugar não seria possível, segundo Valéria, porque a instituição não tem fins lucrativos. Resta esperar pela inauguração da sede definitiva. ;A pedra fundamental da nova sede foi lançada há um ano. Estamos esperando a tramitação no governo da doação do terreno, que fica no Setor de Difusão Cultural, perto do Clube do Choro e da Funarte;, explicou a secretária. O projeto deve custar em torno de R$ 4 milhões e inclui a criação de um museu permanente com galeria, auditório e salas multiuso.

O local foi oferecido pelo governo à fundação em 2008, quando ela recebeu uma ordem de despejo pela primeira vez. ;Ainda é preciso dar entrada no Instituto do Patrimônio História e Artístico Nacional (Iphan), o projeto ser aprovado no Ministério da Cultura e conseguir os recursos para, finalmente, nos mudarmos`, acrescentou. ;Queremos dar ao professor Athos Bulcão o que ele merece, que é o reconhecimento da cidade. Queremos ter uma espaço, uma sede com dignidade para continuar esse trabalho;, afirmou.

Arquiteto, escultor, pintor, desenhista e mosaicista, Bulcão morreu aos 90 anos, em julho de 2008, em Brasília, devido a complicações do mal de Parkinson. A fundação é responsável por distribuir o Jornal Radical para cerca de 90 mil alunos de escolas públicas e promove festivais de cinema que beneficiam a comunidade e mais de 300 alunos. Além disso, proporciona à sociedade palestras e exposições sobre o artista.

1 - História
A instituição foi criada em 18 de dezembro de 1992 para preservar e divulgar a obra do artista plástico Athos Bulcão. Desde então, conta com um termo de cooperação, que virou convênio com a Secretaria de Cultura e Educação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação