Cidades

De olho nas verbas do DF

Mesmo morando longe de Brasília, muitos goianos preferem manter o domicílio eleitoral na capital na esperança de que o GDF melhore a vida no Entorno

Juliana Boechat
postado em 18/07/2010 08:12
Acostumados a viver com pouca assistência do governo de Goiás, os moradores do Entorno preferem escolher um governante para a capital federal a confiar nas propostas de um candidato do município onde vivem. Muitos eleitores acreditam que o caixa bilionário da capital do país pode asfaltar as ruas de barro, melhorar a infra-estrutura e desenvolver os serviços básicos de saúde e de educação para a população. Por esse motivo, várias pessoas mantêm o título vinculado ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o que faz com que muitos políticos de Brasília adotem também a defesa dos problemas das comunidades carentes. Alguns candidatos aproveitam o período de campanha eleitoral para prometer benfeitorias ao Entorno e arrebatar votos. A proximidade geográfica entre as cidades com o DF deixa a relação ainda mais íntima.

Na última semana, o Correio percorreu três cidades do cinturão goiano: Águas Lindas, Cidade Ocidental e Valparaíso. Quanto mais próxima a cidade da divisa com o Distrito Federal, mais fácil encontrar eleitores que votam na capital. Quem não se encaixa no perfil conhece alguém que vive essa situação. Localizada a 50 quilômetros de Brasília ; e a 193km de Goiânia ;, Águas Lindas está entre as cidades mais perigosas do Entorno. Os moradores sofrem com a falta de asfalto, com escolas de má qualidade e centros de saúde onde falta de tudo. A professora Elizabeth de Oliveira Carvalho, 32 anos, mora na cidade há 15 anos e sempre votou em Brasília. Há pouco tempo, no entanto, foi obrigada a transferir o título eleitoral para Goiás por causa do trabalho. ;Pensei três vezes em transferir de novo o título para o DF. Acho que os governantes de lá ainda ajudam muito a gente. Sou totalmente a favor de o Entorno fazer parte do DF. Hoje, já funciona assim;, diz.

Ajuda à família
A costureira Mariza de Almeida Oliveira Santos, 54 anos, tem uma casa em Ceilândia Norte e alimenta o sonho de voltar a morar lá um dia. Há 22 anos, no entanto, vive com a família em uma casa espaçosa em Águas Lindas. ;Meu candidato lá é o Roriz. Gosto de votar nele porque ele ajudou a minha família. Se ajudou minha família, me ajudou também. Ele deu moradia para os meus irmãos e para o meu pai lá em Brasília;, justifica. A família apóia ainda uma candidata a deputada distrital pela coligação encabeçada pelo candidato ao Buriti Joaquim Roriz (PSC). Uma das principais propostas do ex-governador é justamente integrar as cidades do Entorno ao Distrito Federal e, ainda, criar uma linha de metrô para ligar o centro da capital federal a Águas Lindas.

Na Cidade Ocidental, a 45km de Brasília (veja o mapa), a realidade se repete. O aposentado Domingos Paulo dos Santos, 55 anos, tirou o Título de Eleitor na década de 1990. Mudou-se para Goiás em seguida, mas o documento de votação continua registrado no TRE do DF. Durante todo esse período, Domingão, como é conhecido, não votou uma vez sequer. ;Eu queria transferir pra Goiás. Meu local de votação fica no Paranoá, mas eu nunca achei esse lugar. Então, desde que tirei o título, eu justifico o meu voto;, conta. Apesar disso, ele se diz preocupado com a política local. ;Votar é uma manifestação importante. Se eu moro aqui, tenho que opinar sobre a política daqui. Justificar é a manifestação mais errada de todas. Eu ainda vou trazer o meu documento para cá;, promete.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação