Cidades

Queda de pastilhas da área externa interdita parte da Torre de TV

André Corrêa
postado em 31/07/2010 19:35

Várias pastilhas de revestimento da área externa da Torre de Televisão cairam no começo da tarde deste sábado (31/7). Não houve feridos. A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram chamados e a área da Torre, voltada para o Setor Hoteleiro Norte, foi interditada. Com isso as barracas de feirantes que funcionam no local também foram fechadas.

De acordo com a supervisora de Serviços da Defesa Civil, Edna Gonçalves de Oliveira, um dos fatores que podem ter causado o descolamento das pastilhas do revestimento da área externa da Torre de TV foi a falta de manutenção, já que foram identificados vários pontos com rachaduras na marquise do prédio.

Com o incidente, a parte interna da Torre foi interditada pela Defesa Civil. Assim, os visitantes que forem visitar o local, a partir deste domingo (1;/8), não terão acesso ao Museu de Gemas, localizado no mesanino do prédio, nem ao mirante, de onde se observa boa parte do Plano Piloto.

Ainda segundo a supervisora de Serviços da Defesa Civil, também há a possibilidade de interdição da área externa, onde funcionam as barracas da feira. "O corpo de Bombeiro está fazendo uma avaliação de toda a área externa para saber se existe risco de outras pastilhas se soltarem, provocando risco à população", informa.

Outros motivos podem ter contribuido para a queda das pastilhas, de acordo com a Defesa Civil: o movimento de máquinas pesadas - na obra de implantação das novas barracas da feira - e a variação de temperatura nesta época, situação que provoca excessiva dilatação do concreto.

MEMÓRIA

A Torre de TV de Brasília foi inaugurada em 1967 com 224 metros de altura, contendo o Museu das Gemas. Possui um mirante panorâmico a 75 metros de altura com capacidade para 150 pessoas. Há duas atrações turísticas localizadas junto à sua base ; a tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação