Cidades

Procura a albergues tem aumento brusco no DF nos últimos meses

postado em 26/08/2010 13:41
A procura a albergues teve um aumento brusco, nos últimos meses, no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), o número de pessoas que procuram os abrigos tem crescido entre 40% e 80% por semana desde julho deste ano.

Segundo o coordenador de Ações Especiais da órgão, Ivanildo Sales, dois fatores influenciam a maior procura. De acordo com ele, a alta está vinculada à quantidade crescente de moradores de rua que, atualmente, são 2500. A estimativa é que essa porção suba em 50% até dezembro. "A maioria é de outros estados, ou entorno. Eles vêm em busca de doações, que são maiores no fim do ano. Outros vêm por conta da promessa de moradia fácil, divulgada nos programas eleitorais", explica.

Além disso, com o frio, aqueles que não têm residência fixa procuram abrigos como o Albergue Conviver (Albercon), em Águas Claras, que, atualmente, acolhe 390 pessoas.

Os abrigados têm o prazo de um a três meses de estadia, dependendo do caso. "Temos uma equipe técnica que analisa cada situação. Se o albergado é de outro estado, providenciamos passagem de volta. Se é do DF e tem família, procuramos reestabelecer os laços", explica o coordenador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação