Cidades

Grupo dá abraço simbólico no Congresso Nacional contra o tabagismo

postado em 01/09/2010 15:52
Cerca de 100 pessoas, entre ex-fumantes, profissionais de saúde, estudantes e voluntários deram uma abraço coletivo no Congresso Nacional, na manhã desta quarta-feira (1;/9). O intuito é pressionar a aprovação do Projeto de Lei do Senado n; 315/08, que proíbe a existência de fumódromos em locais coletivos fechados.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o DF possui, atualmente, cerca de 310 mil fumantes. Destes, 60% são homens e 40% mulheres. Uma média de oito pessoas também morrem, por dia, na capital, em decorrência do fumo.

Prevenção

O programa contra o tabagismo da Secretaria de Saúde do DF informa que custos com tratamentos para fumantes ou pessoas que adoeceram em decorrência do fumo chegam a R$ 18 milhões por mês, na capital. De acordo com o Ministério da Saúde, o cigarro é responsável por 80% dos casos de câncer de pulmão e 30% de vários outros tipos de cânceres, como o de boca, laringe, pâncreas, esôfago, colo do útero, bexiga e rim. O tabaco também é responsável por 25% dos infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação