Cidades

Campanha de vacinação contra a raiva começa neste sábado

postado em 14/09/2010 13:32
Começa neste sábado (18/9) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva de cães e gatos ; a segunda será em 25 de setembro. No total, 335 postos atenderão em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. As populações felinas e caninas do DF, somadas, chegam a 300 mil animais. A expectativa da Gerência de Zoonoses é imunizar 240 mil bichos, sendo 216 mil cães e 24 mil gatos.

De acordo com o gerente de controle de reservatórios e zoonoses, Vinícius Francisco Rosa, é recomendado não estressar o animal antes de levá-lo ao posto. Deve-se também manter o animal preso por coleira e focinheira, no caso de cães bravos. Caso o animal apresente debilidade física, a dica é pegar, gratuitamente, uma dose em qualquer posto, colocá-la em um saco com gelo e aplicar a injeção no animal em casa.

"Para identificar o animal com raiva, basta ficar atento a uma série de fobias que o cão ou gato apresenta. Os mais comuns são aerofobia, que é o medo de estar ao ar livre, medo de vento. Tem também a fotofobia, que deixa o bicho muito sensível à luz. Outro sintoma comum é a dificuldade de deglutição, inclusive da própria saliva, o que provoca aquela espuma na boca do animal", esclarece o gerente de zoonoses.

O único caso de raiva em humanos no Distrito Federal aconteceu em 1978. Em animais, o último registro foi em 2001.

Caso um cão ou gato apresente algum dos sintomas, deve-se comunicar ao centro de zoonoses, pelo Disk Saúde (160), para recolher o animal e colocá-lo sob observação pelo prazo de dez dias. Constatada a doença, o bicho é encaminhado para o sacrifício.

Serviço
No dia 18, a campanha atenderá os seguintes locais:

Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Candangolândia, Cruzeiro Velho e Novo, Estrutural, Guará I e II, Jardim Botânico, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Varjão, e Vicente Pires.

No dia 25, a campanha atenderá os seguintes locais:

Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação