Cidades

Vara da Infância homenageia voluntários do programa Anjos do Amanhã

Adriana Bernardes
postado em 05/11/2010 08:19
Voluntários do programa Anjos do Amanhã vão ser homenageados nesta sexta-feira (5/11) pela 1; Vara da Infância e Juventude (VIJ). O trabalho de representantes de 32 empresas, associações, órgãos públicos e pessoas físicas em prol de crianças e adolescentes em situação de risco social será reconhecido às 17h no auditório da VIJ. São pessoas que desenvolvem ações voltadas às crianças e aos adolescentes atendidos pela 1; VIJ, às suas famílias e às instituições, às quais estão vinculados. São benefícios como atendimento médico, odontológico e psicológico, cursos de capacitação e profissionalização, inserção no mercado de trabalho, atividades de lazer, cultura e esporte.

No ramo de advocacia há 40 anos, o advogado Sérgio Bermudes, do escritório que leva o seu nome, será um dos homenageados de hoje. O escritório recebeu dois jovens envolvidos em atos que, se fossem praticados por maiores de idade, seriam crimes. Para Bermudes, o reconhecimento da VIJ é uma honraria. E a participação no projeto Rede Solidária é um meio de o escritório retribuir à sociedade tudo o que recebeu dela.

Àqueles que já pensaram em acolher um jovem em conflito com a lei, mas adiaram por terem ficado com receio, Sérgio Bermudes garante: não há nenhum fundamento para receios dessa natureza. ;Desde que se submeta o jovem não a uma liberdade vigiada, mas, sim, a uma liberdade orientada, dizendo-lhe o que deve fazer, como deve fazer e sem submetê-lo a reprimendas pelo que fez anteriormente;, ensina.

De acordo com o advogado, no escritório deles os funcionários são proibidos de lembrar aos jovens as experiências ruins que eles viveram no passado. ;O que esses jovens precisam é de orientação, de serem prestigiados e estimulados;, assegura.

Oportunidades
A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado criado em 2006 pela 1; VIJ. A principal missão é criar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A intenção é incentivar corresponsabilidade entre Estado e sociedade, tendo como beneficiários diretos as crianças e os adolescentes do DF. Qualquer pessoa pode atuar como voluntária. Para isso, deve se inscrever no site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br/ ou entrar em contato pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-3286/3103-3285.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação