Cidades

Jovem denuncia ataque de homofobia

Estudante homossexual sofre agressão de dois homens, na Asa Norte, após dizer que estava interessado em um deles. Carro foi amassado com chutes

postado em 22/11/2010 07:52
Poucos dias depois de o país assistir a agressões a homossexuais no Rio de Janeiro e em São Paulo, um estudante homossexual de 20 anos pode ter sido vítima de uma demonstração de homofobia em Brasília. Na madrugada de sábado, P.* e sua amiga, uma psicóloga de 25 anos, sofreram um ataque na madrugada de sábado em frente a uma lanchonete na 209 Norte.

Os dois amigos conversavam dentro do carro da mulher quando foram abordados por dois homens que aparentemente haviam ingerido bebida alcoólica. Um deles disse à psicóloga que estava interessado nela. A mulher, no entanto, o dispensou. P. disse então a ele: "Ela não quer, mas eu quero ficar com você". Pelo relato de P., a partir dessa declaração, os dois homens, que até então estavam calmos, se tornaram agressivos e começaram a chutar o carro repetidas vezes, a ponto de amassar o veículo em vários pontos. "O amassado travou a porta, por isso eles não conseguiram entrar e me bater", denuncia o rapaz. A agressão durou cerca de 10 minutos e só terminou quando o jovem pegou o celular para ligar para a polícia.

Os danos materiais do carro da psicóloga foram registrados na 2; DP (Asa Norte), mas o jovem suspeita de mais um caso de homofobia. Uma testemunha conseguiu anotar a placa do carro no qual os homens fugiram e a repassou à polícia. Ontem, o carro em que estava P. e sua amiga passou por perícia. Ninguém foi identificado ainda.

Segundo levantamento feito pela ONG Estruturação, que luta pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, 64% de pessoas com essas preferências sexuais já sofreram algum tipo de violência, seja física ou psicológica.

Agressões no Rio e em São Paulo
A agressão em Brasília acontece poucos dias após um ataque a um gay na Avenida Paulista, em São Paulo. Câmeras de segurança de um prédio flagraram o momento em que a vítima foi agredida com uma lâmpada fluorescente por outro homem, sem motivo aparente. Segundos depois, o mesmo homem bate novamente na vítima com outra lâmpada. No Rio de Janeiro, após a 15; Parada do Orgulho Gay, um homossexual e um grupo de amigos estavam numa praça no Arpoador quando foram abordados por militares, que pediam sua saída do local. Após uma discussão, o jovem foi atingido por um soco no rosto e um tiro no abdome. O sargento autor do disparo será indiciado.

ÁLCOOL CAUSA COLISÕES PRÓXIMAS AO AUTÓDROMO
Um acidente envolvendo quatro carros interditou uma das pistas que circundam o autódromo de Brasília. O choque aconteceu por volta de 13h, após o fim da corrida da Stock Car e o trânsito estava engarrafado. Sob efeito de bebidas alcoolicas, o contador Flávio Ofiro de Oliveira, 35 anos, conduzia a Ford Ecosport JFN-4751/DF, com a mulher e dois filhos, e acabou batendo na traseira do Fiat Palio JIU-4751/DF. O impacto foi tão grande que o Palio foi jogado para fora da pista. Em seguida, Flávio bateu no VW Gol JFY-6022/DF, que se chocou contra um quarto carro, o GM Astra JGC-0932/DF.

A PM submeteu Flávio ao teste de bafômetro, que constatou 0,98 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, superior ao limite de 0,3 permitido por lei. O contador foi preso em flagrante. Dois passageiros dos outros carros foram levados ao Hospital de Base com ferimentos leves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação