Cidades

Aberta ontem, 9ª edição da Capital Fashion Week tem foco na moda do DF

O evento envolve mais de 100 empresas e, além de revelar talentos, gera empregos locais

postado em 25/11/2010 08:30
Começou na noite de quarta-feira (24/11) a nona edição da Capital Fashion Week (CFW), o maior evento de moda do Centro-Oeste. Estilistas e marcas da cidade vão colocar nas passarelas as coleções que foram desenvolvidas para o alto-verão 2011. Além de mostrar tendências, o CFW tem como objetivo apresentar uma moda sustentável. A ideia é criar um produto que seja atento aos meios de produção e à responsabilidade socioambiental, além de facilitar o comércio desses produtos. ;Nas últimas edições, conseguimos descobrir novos talentos. Agora queremos fazer com que eles também produzam para exportação, como já faz a marca local Summershop ;, anunciou Márcia Lima, diretora-geral do evento.

Trata-se de uma verdadeira vitrine para fábricas, multimarcas, cooperativas e estilistas brasilienses. ;O objetivo desse evento é econômico, não é só festa e festivais. No final, todo mundo quer vender as suas coleções;, disse Renato Riella, diretor de marketing do CFW. Foram investidos R$ 1 milhão para pagar profissionais e montar a estrutura. São mais de 100 empresas envolvidas no projeto, além de 500 empregos, entre recepcionistas e modelos, que foram criados diretamente. ;Aqui é um espaço para as pessoas se conhecerem e fechar novas parcerias futuramente;, conclui Riella. À exceção dos técnicos de luz, que vieram de São Paulo, todos os profissionais que atuam na produção são de Brasília.

A Capital Fashion Week tem como parceiros a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), por meio do programa TexBrasil; a Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). O governador Rogério Rosso prestigiou a abertura da CFW e destacou a importância desse tipo de evento para Brasília: ;Mais do que roupas, a indústria da moda gera empregos, incentiva o turismo e divulga a imagem da cidade para fora;. São esperadas cerca de 5 mil pessoas circulando por dia no local.

A Capital Fashion Week começou em 2005 e, desde então, realiza duas edições anuais, sempre com a característica de lançar talentos no mercado da moda. Desde o início, eles contrataram o renomado estilista Jum Nakao para dar consultoria aos profissionais da moda locais. Foi assim que nomes como Akihito Hira foram lançados no mercado nacional. ;Quando começamos, não existia uma cultura de moda em Brasília;, avaliou Riella.

Os desfiles
A designer de joias Miranda Castro foi a primeira a mostrar seus artigos e colocou a veterana Luiza Brunet na passarela. Eram peças feitas de ouro amarelo, branco, rosa e preto com brilhantes e algumas pedras incrustadas. Ela aproveitou a oportunidade para lançar a sua linha infantil, a Sophia. Miranda exibiu um anel inspirado no que o Príncipe William deu de noivado para Kate Middleton. Tão logo o desfile terminou, a peça foi vendida.

Romildo Nascimento fez um desfile masculino. Optou por uma cartela de cores suaves: preto, branco e rosa. Os meninos mostraram calças, bermudas e shorts jeans e camisas com aplicações de renda. Já as camisetas eram cheias de detalhes: golas em V, bolsos criativos e texturas. Ele abusou de pérolas, brilhos, cetim e até usou uma jaqueta curta. Também desfilaram a Cooperativa Talentos do Brasil, as multimarcas Vorix Menswear e Mayara Amorim ; que trouxe a atriz Juliana Knust ; e a grife internacional Ermenegildo Zegna, pela primeira vez no Brasil.

Romildo Nascimento, Camila Prado, Eliel Sallustiano, Sandra Lima e Sann Marcuccy são os nomes que vão desfilar pela primeira vez as coleções de alto-verão. Juntam-se a eles os novos talentos do CFW: Anna Paula Osório, Érika Duarte e Ivan Hugo, além de lojas tradicionais como Summershop e Lua Morena.


Programação


A Capital Fashion Week fica até amanhã no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Hoje
17h ; Ivan Hugo
17h ; Linnanza
18h ; Camila Prado
19h30 ; Lua Morena
19h30 ; SummerShop
21h ; Alessa

Amanhã

17h ; Sandra Lima
17h ; Érika Duarte
18h ; Anna Paula Osório
19h ; Sann Marcuccy
20h ; Collezione Vintage Italia Anos 50 a 80
21h ; Iesb

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação