Cidades

DER e Detran selam convênio para que ambos possam atuar sem restrição no DF

postado em 25/11/2010 14:03
Os motoristas brasilienses precisam ficar atentos às mudanças na fiscalização do trânsito que devem ser instauradas na próxima semana. Um convênio entre o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) permitirá que ambos tenham atuação em todas as vias da capital.

No fim da manhã desta quinta-feira (25/11), os últimos detalhes da parceria foram acertados em uma reunião entre o secretário de Transportes e os diretores-gerais dos órgãos. Haverá um novo encontro esta tarde e o documento deve ser assinado até a próxima semana.

"Essa é uma via de mão dupla, nós iremos atuar na área deles e eles na nossa", explica o diretor-geral do DER-DF, Genésio Tolentino. As regras anteriores diziam que as rodovias eram responsabilidade do DER e as demais vias ficavam a cargo do Detran. "Os agentes que passavam em vias que não eram de responsabilidade de seu departamento viam uma infração e não podiam multar", esclarece.

Atualmente, o DER conta com 60 agentes de trânsito, contratados há dois meses. Além disso, a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) realiza fiscalização em conjunto, com cerca de 400 homens. "Essa é uma união de esforços para que tenhamos vias mais seguras", completa Tolentino.

O diretor geral do Detran-DF, Francisco Saraiva, explica que o objetivo do convênio é diminuir os acidentes nas ruas. Para ele, o maior beneficiado é o cidadão. "Essa parceria já deveria ter sido feita há muito tempo", protesta. O diretor explica que a população será noticiada da mudança com publicidade, junto ao DER. "A Estrada Parque Taguatinga (EPTG), por exemplo, já teve quatro acidentes fatais neste ano e nós não podiamos interfirir", disse. A mudança deve entrar em vigor na próxima semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação