Cidades

Cratera ameaça desvio na BR-060

Nos últimos dias, novos desabamentos de terra, provocados pelas chuvas, ampliaram o buraco aberto no Km 24 da rodovia Brasília/Goiânia. Aumenta o risco de o atalho ficar intransitável

postado em 03/01/2011 08:31
Carros trafegam às margens da cratera: PRF proibiu carretas e caminhões
A cratera aberta na altura do km 24 da BR-060, próximo ao município goiano de Alexânia, não para de crescer e ameaça o desvio improvisado para quem segue no sentido Brasília-Goiânia. Com a chuva, os desmoronamentos são constantes. Por volta das 9h30 do primeiro dia do ano, mais uma parte da pista desabou e ampliou para cerca de 60m a extensão do buraco. O abismo agora está a pouco mais de 10 metros dos carros que trafegam pelo local. As obras de recuperação do asfalto devem começar hoje.

A expansão do buraco era esperada pelos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em volta do desfiladeiro, as rachaduras se multiplicam e dão a impressão de que as pistas continuarão cedendo. Os desvios emergenciais, feitos com pedra e brita, ficaram prontos no sábado, mas o novo desabamento do dia 1; pode provocar a qualquer momento a interdição do acesso criado para quem se dirige a Goiânia. No sentido contrário, por ora, não há risco algum.

Dezesseis escavadeiras estão estacionadas perto da cratera, à espera de operadores. Dois geradores de energia vão garantir luz durante a noite. Ontem, não houve trabalho no local. A chuva caiu quase o dia inteiro. Dois vigias se revezaram para garantir a segurança das máquinas e evitar que curiosos se aproximassem do abismo. Para impedir a movimentação de pessoas nos arredores do buraco, o Dnit colocou cercas e faixas, mas muita gente tem desrespeitado o limite estabelecido.

O local do incidente virou ponto de parada para motoristas. Na tarde de ontem, mesmo com chuva, condutores estacionaram os carros no acostamento para fotografar a cratera. ;Alguns chegam bem perto. Estão achando que isso aqui é mirante;, comentou Marco Marcial, um dos vigias do local. Ele viu quando a segunda pista do trecho desmoronou no sábado. ;É óbvio que vai continuar caindo. Não precisa ser engenheiro para perceber isso;, completou ele, antes de apontar as diversas rachaduras.

Apesar da proibição imposta pelo Dnit, o Correio flagrou carretas e caminhões carregados trafegando pelo desvio improvisado no sentido Brasília-Goiânia, o que contribui para novos deslizamentos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) montou barreiras para orientar condutores de carros pesados a seguirem por caminhos alternativos, mas houve quem furasse o bloqueio. ;O controle está sendo feito, só não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo;, justificou o agente da PRF Raufer Rodrigues.

ContratempoNo sentido Goiânia/Brasília, o carros passam pela pista velha da BR-060
A recuperação do trecho, cujo investimento pode chegar a R$ 10 milhões, vai durar pelo menos seis meses. As obras atrapalharão a vida do comerciante Márcio Roberto de Paula, 62 anos, morador de Alexânia. Todos os dias, ele passa pela BR-060 para entregar tijolos em Brasília. Com a cratera aberta, calcula que terá de percorrer 240 km a mais para chegar ao destino. ;O problema é que não posso aumentar o valor domeu frete, se não perco cliente para a concorrência. Não sei o que fazer;, desabafou.

Márcio soube do buraco pela televisão. Ontem, quando retornou da semana de descanso com a família, pegou o carro e foi ao local onde a pista desabou. Encontrou vários outros curiosos com máquina fotográfica em mãos e se deparou com uma cena impressionante. ;Estou assustado. Não imaginei que estivesse tão grande assim;, afirmou. ;A gente sempre acha que as pessoas exageram. Também não esperava esse tamanho. E pelo jeito vai aumentar ainda mais;, completou a mulher dele, a servidora pública Lídia de Paula, 57.

No sentido Goiânia-Brasília, o atalho que passa por uma área particular não apresenta riscos, por enquanto. O trânsito no local ficou intenso no fim da tarde de ontem, com a volta do feriado de réveillon. Os carros percorrem um trecho de cerca de 2km da antiga BR-060, revitalizado às pressas pelo Dnit. A chuva que não dá trégua já abriu vários buracos no caminho. A orientação da PRF é que os motoristas fiquem atentos à sinalização e reduzam a velocidade.

O Correio apurou que, diante da expansão da cratera, existe a possibilidade de o atalho para quem segue no sentido Goiânia-Brasília ser usado também para quem sai da capital federal para Goiás. Ontem, ninguém do Dnit foi localizado para comentar as alternativas em razão dos novos desabamentos. O laudo que apontará as condições do terreno e ajudará a explicar a causa dos desmoronamentos deve ser concluído até amanhã. As alternativas à BR-060 são a BR-070 (pelo município goiano de Águas Lindas) e a BR-040 (saída para o Rio de Janeiro).

MEMÓRIA
Às vésperas do ano-novo

Às vésperas do ano-novo ; dia 28 último, por volta das 16h ; o trecho do Km 24 da BR-060 começou a ruir. Um buraco de 30 metros de extensão por cerca de 40 de profundidade interrompeu o trânsito de carros e caminhões no sentido Brasília/Goiânia. O incidente, inicialmente, foi atribuído às chuvas intensas. Mas, segundo técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), uma mina d;água no local contribuiu para o problema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação