Cidades

Preocupação com o tráfico se espalha pelo DF

Roberta Machado
postado em 04/02/2011 08:50
Líderes comunitários de regiões conhecidas pelos altos índices de criminalidade identificaram a queda de 7,8% nos índices de violência no Distrito Federal, mas demonstraram preocupação com o aumento do tráfico e do uso de drogas ; o consumo de substâncias ilícitas cresceu 13,9% no ano passado, e a venda, 32,7% entre 2009 e 2010. Alguns representantes populares ressaltaram ontem, durante café da manhã no Comando da Polícia Militar do DF, que o problema precisa de mais que ação policial. ;O item que mais pesa é o consumo de drogas. Fica difícil, porque menor não pode ser preso. Tem que haver um conjunto de medidas para essa questão;, defendeu Laurindo Mesquita, presidente do Conselho de Segurança Comunitária do Guará.

Diante disso, a SSP-DF anunciou ações integradas de combate ao uso e ao tráfico de entorpecentes na capital do país. ;O combate às drogas não pode ser política de uma secretaria só. Tem que haver o combate e a prevenção;, afirmou o secretário de Juventude do DF, Fernando Neto. Entre as medidas previstas para combater os fatores que levam os jovens a partir para a criminalidade por meio das drogas, a pasta prevê ações que ofereçam alternativas pela ampliação do mercado de trabalho.

Algumas cidades do DF se encontram em situação de precariedade, o que contribui para a violência. Em Vicente Pires, a queda na criminalidade poderia ser ainda maior se as necessidades básicas fossem atendidas de forma satisfatória. ;As demandas em Vicente Pires são atípicas. Há características de bairro que ainda está se estruturando. São questões voltadas à infraestrutura, como falta de escola, de centro de saúde, de iluminação e de asfalto;, reclamou a diretora comunitária do Conselho de Segurança de Vicente Pires, Valdenis de Deus Alves.

Melhorias
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ceilândia, Fátima Ribeiro, acredita que a situação no DF melhorou em relação aos últimos anos. ;Hoje, a coisa não é igual ao passado, podíamos dizer que era muito perigoso. Antes, as pessoas tomavam tiro de bala perdida na rua. Isso não acontece mais;, assegurou. Para ela, a sensação de maior segurança é reflexo do maior número de agentes e de ações policiais ocorridas nos últimos anos.

Outro dos motivos citados pelos líderes comunitários para a queda da criminalidade no DF é a melhora da infraestrutura das cidades. ;Antes, não podíamos passar na rua à noite, que constantemente tinha assalto. Hoje, é muito pouco, porque a cidade está iluminada, tem passarela. O mato também diminuiu. É todo um conjunto de coisas que colaborou para a melhora;, avaliou Gilvan Santos, presidente do Conselho de Segurança do Riacho Fundo II.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação