Cidades

Reajuste sobre a tarifa de água e esgoto será definido no final da semana

postado em 21/02/2011 12:05
Os moradores do Distrito Federal saberão o o valor do reajuste sobre a tarifa de água e esgoto que pagam à Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb) até o final desta semana.

Nesta segunda-feira (21/02), em audiência pública, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) apresentou proposta de elevação de 5,91% sobre as taxas pagas pelos brasilienses. O diretor da Caesb, Acylino José dos Santos, apresentou a contraproposta da concessionária, que pede um reajuste de 7,31% sobre a tarifa de água. Até sexta-feira, a diretoria colegiada da Adasa vai bater o martelo sobre o percentual de reajuste. A nova taxa vai vigorar a partir de 1; de março próximo.

A elevação na tarifa proposta pela Adasa cobre a inflação de 2010 segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do reajuste tarifário anual, a Adasa é responsável por analisar a revisão de preços sobre os serviços da Caesb. A revisão acontece a cada dois anos, e está prevista no contrato de concessão do Governo do Distrito Federal com a empresa pública. Entretanto, até hoje nenhuma revisão foi realizada, porque a Companhia de Saneamento não apresentou dados sobre o valor de seus ativos requeridos pela Adasa. A Caesb se comprometeu a fornecer as informações até julho deste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação