Cidades

Trânsito está congestionado nas principais vias do DF devido à chuva

postado em 25/02/2011 09:33

Uma forte chuva cai sobre o Distrito Federal na manhã desta sexta-feira (25/2) e complica o trânsito na capital. Há congestionamentos nas estradas parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Taguatinga (EPTG) e Indústria e Abastecimento (Epia), além da Estrutural, Eixo Monumental e saída norte (BR-020). No Lago Sul, a Estrada Parque Dom Bosco (EPDB) está fechada, no sentido Lago-Paranoá, devido a um acidente.

Congestionamento na EPNB: motorista precisou de paciência e atenção redobradaSegundo informações da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), a pista está escorregadia e pelo menos dois acidentes agravam o tráfego entre o viaduto de Taguatinga Sul, no início do Pistão Sul, até o final do Núcleo Bandeirante, no viaduto da Candangolândia. A velocidade média no local é de 30km/h. Na BR-040, próxima a Valparaíso, mais de cinco acidentes compremetem a circulação da via. Na EPTG, a via lateral no sentido Octogonal está engarrafada até o Gama.

No Eixo Monumental o congestionamento é grande sentido Esplanda dos Ministérios. A retenção acontece por conta do excesso de veículos e os sinais na via. O motorista consegue atingir uma velocidade média de 20km/h.

Por volta das 9h30, o engarrafamento na EPNB começava no Riacho Fundo até o acesso à Epia, que também está congestionada. A telefonista Mônica Queiroz, 29 anos, ficou mais de duas horas no trânsito para chegar ao trabalho. Ela mora no Recanto das Emas e utiliza a linha 813.2 todos os dias para ir até a W3 Sul. "Eu peguei o ônibus por volta de 6h20 e só consegui chegar ao meu destino às 8h30, devido ao excesso de veículos e por causa da chuva, que atrasa o fluxo. O ônibus estava muito cheio. Sempre quando chove é assim", relata a telefonista.

[SAIBAMAIS]Os moradores de Planaltina e Sobradinho enfrentaram trânsito intenso desde as primeiras horas do dia. Por volta das 7h, a lentidão começava na altura do Condomínio Império dos Nobres e seguia até a Granja do Torto. A partir do Balão do Colorado, a velocidade média era entre 15km/h e 20km/h.

No Setor Industria e Abastecimento (SIA), sentido Plano Piloto, o engarrafamento começa próximo a Companhia Energética de Brasília (CEB) e só melhora no Setor Policial Sul. Desde às 7h30, os motoristas enfrentam lentidão no local, mas não há registros de acidentes. Até agora a chuva segue constante e os motoristas precisam de atenção redobrada, em todas as vias do DF.

Com informações de Adriana Bernardes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação