Cidades

Forte chuva com granizo assusta brasilienses neste domingo

postado em 10/04/2011 14:00

Árvore plantada em 1969 foi derrubada pela forte chuva na 411 norteA chuva forte que caiu no início da tarde deste domingo (10/4) assustou os brasilienses. O céu, que amanheceu ensolarado, deu espaço a nuvens carregadas. Em alguns pontos da cidade, moradores relataram a queda de granizo.

A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros relatou queda de árvores na Asa Norte, nas quadras 409, 410 e 208, áreas residenciais.

[SAIBAMAIS]A Companhia Energética de Brasília, informou, por meio de assessoria de imprensa, que três regiões estão sem abastecimento normal de energia. Trata-se da QI3, no Lago Norte, o Parque da Cidade e a área do Padef. No primeiro ponto, uma árvore caiu, atingindo a rede elétrica. A provável causa da queda nos três locais são cabos partidos, mas a informação não foi confirmada, uma vez que equipes estão em descolamento para as áreas.

A Defesa Civil interditou três casa em São Sebastião por risco de desabarem. Várias áreas da Asa Norte também estão sendo monitoradas por risco de alagamento.

Na quadra 23 do ParkWay, os moradores enfretam uma queda de energia na rede elétrica que já dura mais de uma hora. A CEB, segundo os moradores, já foi comunicada, mas o problema ainda não foi resolvido até as 16h deste domingo. No Sudoeste também falta energia.

Em Valparaíso, parte do teto do Valparaiso Shopping, próximo a BR-040 caiu. Ninguém ficou ferido e o local foi fechado.

Ainda não há previsão de quando os serviços serão reestabelecidos e os motivos da falta de energia ainda não são claros.

Leitor Leonard do site do Correio registra chuva de vento na 408 norte.



Chuva era esperada

Segundo o meteorologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva para este domingo já era prevista e explica: "Havia um contraste térmico. A chuva é devido a essa diferença de temperatura das áreas de instabilidade, onde as massas de ar frio e quente se encontram". Para o granizo há outra explicação: "O deslocamento de vento, de cima para baixo e de baixo para cima, misturado com as massas de ar quente e frio, provocam as pedras de gelo".

De acordo com Rangel, a velocidade do vento chegou a 32 Km/h. Durante a manhã, a umidade relativa do ar foi de 95%. Já a temperatura máxima foi de 26; e a mínima de 18,4;.

Relatos

Quem tiver fotos ou vídeos do temporal pode encaminhar para o email

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação