Cidades

Capelinha espera mais de 200 mil para a encenação da Paixão de Cristo

De hoje a domingo, cristãos de várias cidades do DF lembram as estações de Jesus Cristo na Terra

postado em 22/04/2011 07:04
Desde 1973, a encenação da Paixão e morte de Cristo leva milhares de fiéis a Planaltina. Saulo Soares (C) vive o papel principal há nove anos
Os cristãos brasilienses revivem hoje um dos episódios mais míticos e instigantes da história da humanidade. A morte e a ressurreição de Jesus Cristo ganha versões, encenação e releituras pelo país afora. E quem quiser celebrar o feriado mais importante do ano para os católicos tem várias opções no Distrito Federal (veja quadro). Uma das mais tradicionais celebrações da capital, a Via-Sacra de Planaltina deve reunir multidões no Morro da Capelinha. Os organizadores esperam um público de 200 mil pessoas.

O espetáculo de Planaltina, organizado pela Paróquia de São Sebastião, começa hoje, às 15h. A apresentação no Morro da Capelinha é realizada desde 1973. Quem pretende ver de perto a encenação, composta pelas estações, que vão do sofrimento à ressurreição de Cristo, deve chegar cedo. Ao contrário do ano passado, quando choveu nesta data, a previsão para hoje é de sol forte, o que pede precauções como protetor solar e água.

Cerca de 300 técnicos e 1,1 mil atores amadores e profissionais do grupo Via-Sacra ao Vivo farão um espetáculo de fé no Morro da Capelinha. O papel principal fica com Saulo Humberto Soares, 37 anos, que há nove representa o Cristo morto e ressuscitado na Sexta-Feira da Paixão. De acordo com o coordenador-geral, Carlos Alberto Gomes, crianças da companhia também encenam um espetáculo em que se trabalha a formação de novos cidadãos e atores.

Para organizar o movimento, o 3; Batalhão de Trânsito fará o controle do local, das 10h até as 22h, com efetivo de 35 policiais. Eles estarão em oito motos e seis viaturas. Por volta das 12h30, o fluxo de veículos deverá permanecer em sentido único, seguindo da rótula de entroncamento da DF-130 com a DF-128 (via do antigo Colégio Agrícola), para o balão da DF-230 com a DF-30, que dá acesso a Arapoangas. Isso até as 18h30, quando o trânsito será invertido para a saída dos veículos do local do evento. A partir das 20h30, a via será liberada para o sentido normal.

Procissão

Paróquias de outras regiões administrativas também não deixarão a data comemorativa passar em branco. Como nos anos anteriores, uma procissão de fiéis tomará conta do coração da cidade em nome da devoção. Na Catedral Metropolitana de Brasília, às 15h, haverá a ação litúrgica de Adoração à Cruz, presidida por dom Waldemar Passini. Em seguida, uma procissão seguirá pela Esplanada dos Ministérios. A caminhada deve começar às 16h30. O pároco da Catedral, padre George Tajra, estima um público de 2 mil pessoas. No domingo, segundo ele, haverá duas missas de Páscoa, uma às 10h30 e outra às 18h.

Há 14 anos, os cristãos de Ceilândia assistem à Via-Sacra da Paróquia do Perpétuo Socorro. A representação fica por conta de 250 atores. O coordenador-geral do grupo, Antônio Marcos Henriques, avisa que o espetáculo será cheio de novidades. Mas só saberá quem for até a QNN 18, na Guariroba, para conferir. ;Não vamos adiantar para não estragar a surpresa, mas o público vai gostar e se emocionar;, disse. Pelos cálculos de Antônio Marcos, mais de 10 mil pessoas devem assistir à Via-Sacra da cidade.

Os moradores do Gama também poderão participar da cerimônia que relembra a crucificação de Cristo. Durante uma hora e meia, 72 atores conduzirão a Via-Sacra do Setor Leste da cidade. A encenação ocorre há 28 anos e, desta vez, terá um mote diferente. De acordo com o responsável pelas atividades, Célio Alves de Freitas, o grupo religioso homenageará as vítimas do recente massacre em uma escola pública de Realengo, no Rio de Janeiro.

Quem quiser aproveitar o feriadão com tranquilidade tem ainda a opção de ir ao Templo da Boa Vontade, na 915 Sul. O espaço de meditação traz uma programação diferenciada desde ontem. Hoje, a partir das 18h, haverá um concerto de Páscoa com o Coral Ecumênico da entidade. Amanhã, às 17h, é a vez da Cruzada do Novo Mandamento de Jesus. No domingo, a Hora do Ângelus especial de Páscoa começa às 18h, com um momento de oração.

Celebrações

Catedral Metropolitana de Brasília
; Adoração à Cruz
A partir das 15h
; Procissão pela Esplanada dos Ministérios
A partir das 16h30
; Missas de Páscoa
Domingo, às 10h30 e às 18h

Planaltina
; Encenação da Paixão de Cristo
Hoje, a partir das 15h
Local: Morro da Capelinha
Participação de 1,1 mil atores
; Via-Sacra das crianças
Amanhã, a partir das 15h
Local: estacionamento ao lado da Administração Regional
; Missa e Vem Cantar com Cristo: show com a banda Rosa de Saron
Domingo, a partir das 19h
Local: estacionamento ao lado da Administração Regional

Sobradinho
; Encenação da Paixão e morte de Jesus Cristo
Hoje, a partir das 16h
Local: Campo da Quadra 15
Participação de 750 atores

Ceilândia
; Paixão e Ressurreição de Cristo
Hoje, a partir das 14h
Local: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na QNN 18, na Guariroba
Participação de aproximadamente 250 atores

Gama
Paróquia São Sebastião
Hoje, a partir das 20h
Local: Praça da Paróquia São Sebastião, no Setor Leste
Participação de 72 atores

Santa Maria
Paróquia São José
Hoje, a partir das 19h
Local: Paróquia São José, Área Especial 1
Participação de aproximadamente 250 atores

Guará
Paróquia São José
Hoje, a partir das 9h
Local: EQ 1 / 2, no Setor Lucio Costa
Procissão da Luz
Sábado, a partir das 20h
; Paróquia Maria Imaculada
Hoje, a partir das 9h
Local: Entrequadra 15/17, Guará II

Núcleo Bandeirante
Paróquia São João Bosco
Hoje, a partir das 19h30
Local: Ginásio de Esportes, na
Praça Padre Roque

Riacho Fundo
Não haverá encenação da Via-Sacra. Os cristãos poderão participar de uma caminhada silenciosa que parte hoje, às 18h, da Paróquia São Miguel Arcanjo, na QN 7, Área Especial 12, rumo à Paróquia São Domingos Sávio, na QS 2, Área Especial D

Recanto das Emas
Paróquia São Gabriel Arcanjo
Hoje, a partir das 18h
Local: Subcentro Quadra 400/600, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Participação de 300 atores
; Santa Missa e Show da Ressurreição
Domingo, a partir das 18h
Local: Paróquia São Gabriel Arcanjo,
na Quadra 201, Lote 19,
Avenida Recanto

Paranoá
Hoje, a partir das 16h30
Local: saída no Terminal Rodoviário, na Quadra 33, rumo à Paróquia Santa Maria dos Pobres
Participação de 350 atores
Brazlândia
Grupo Geração Nascente
Hoje, a partir das 17h
Local: Morro da Quadra 12 Norte
Participação de 70 a 90 atores

Samambaia
Paixão de Cristo Negro
Até domingo, a partir das 19h
Local: Centro Urbano da Quadra 302
Participação de 700 atores

São Sebastião
Hoje, a partir das 19h30
Local: Morro Bela Vista, atrás do Parque de Exposição Agropecuário
de São Sebastião
Participação de 100 atores

Cruzeiro
Hoje, a partir das 9h
Local: Saída da Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores
Participação de 300 atores

* Colaborou Flávia Maia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação