Cidades

Rapaz de 15 anos passa três meses preso como maior de idade na Papuda

postado em 12/05/2011 20:52
Um jovem de 15 anos passou três meses preso por engano no Complexo Penitenciário da Papuda, como se fosse maior de idade. O erro só foi descoberto no começo deste mês, e o adolescente foi encaminhado ao Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) na tarde desta quarta-feira (11/5). A acusação de furto será julgada novamente nesta quinta-feira (12) pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ) de Samambaia.

Segundo o subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, André Victor do Espírito Santo, a determinação da idade do acusado foi feita com base na aparência do suspeito. "Ele era morador de rua quando foi apreendido, e o delegado não conseguiu informações sobre a idade", afirma. O caso foi registrado na 21; Delegacia de Polícia (Areal).

O subsecretário conta que a suspeita só foi levantada dois meses depois, quando um advogado da família contestou a prisão. O diretor do presídio teria, então, isolado o rapaz em uma cela separada, até que as investigações fossem concluídas. Um procedimento foi instaurado na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) para investigar a responsabilidade pelo erro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação