Cidades

Após protestos, Dnit anuncia medidas para melhorar segurança na BR-040

postado em 13/05/2011 20:35
O Dnit estuda os pontos de instalação de novas passarelas no trechoDepois de uma semana marcada por manifestações e interdições da BR-040 em Valparaíso, após a morte de uma menina atropelada ao cruzar a rodovia na última segunda-feira (9/5), o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes(Dnit) divulgou nesta sexta-feira (13/5) uma série de medidas para melhorar a segurança de pedestres e motoristas que passam pelo trecho.

Dentre as medidas já definidas está a sinalização e a instalação imediata de seis quebra-molas nos dois sentidos da via até o próximo domingo (15/5), exigência dos moradores. Um dos quebra-molas já foi instalado no local onde ocorreu o atropelamento da última segunda-feira.

Passarelas
O Dnit estuda os pontos de instalação de novas passarelas no trecho. As passarelas são uma das principais reivindicações do Movimento Popular em Pról da BR-040, de Valparaíso. Hugo Bites, representante do movimento, adiantou ao CorreioBraziliense.com que na próxima semana moradores da cidade farão uma passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em data a ser definida. "Vamos tentar mobilizar a sociedade do Distrito Federal em torno do nosso problema, que se arrasta há muitos anos e já trouxe muitos transtornos e tristeza aos moradores de Valparaíso", afirmou Hugo. O objetivo da nova manifestação é conseguir uma audiência com o Ministro dos Transportes para acelerar a implantação das medidas acertadas entre o movimento e o Dnit, em reunião na última quarta-feira (11/5).

[SAIBAMAIS]A BR-040 corta a cidade de Valparaíso e é a principal rota de ligação entre Brasília e cidades como Santa Maria, Gama, Cidade Ocidental e Luziânia.

O Projeto do Dnit


Técnicos do Dnit reuniram-se na manhã desta sexta-feira (13) e definiram um plano de ação que prevê medidas de curto, médio e longo prazo, visando a redução do número de acidentes. Será feito um levantamento cuidadoso da atual situação da rodovia no trecho de Valparaíso para avaliar os riscos e a aplicação de medidas preventivas.

Outra medida que já está em andamento é um programa de educação para o trânsito em 70 escolas públicas do Distrito Federal e entorno. O objetivo é aumentar a percepção de risco dos alunos quanto aos perigos do trânsito.

Nas próximas semanas, seis redutores de velocidade e defensa metálicas (guard rail) serão instalados para evitar a travessia irrregular de veículos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação