Cidades

Semana da Saúde Mental começa nesta segunda-feira

postado em 16/05/2011 12:06
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com organizações não-governamentais (ONGs), governo e instituições acadêmicas, promove a partir desta segunda-feira (16/5) a Semana de Saúde Mental. De acordo com o gerente de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS/DF), Augusto César de Farias Costa, o objetivo é avançar na consolidação da política de saúde mental no DF. "Também tem o objetivo de superar o preconceito contra as pessoas com trantornos mentais", completa.

O evento começa hoje e segue até sexta-feira (20/5). Durante a semana, a população poderá participar, de forma gratuita, de atividades culturais - como dança, capoeira, campeonato de futebol -, atividades científicas, mesa redonda, exibição de filmes, debates e conversas nesse sentido.

Segundo Antônio César, além disso, no meio da semana, na quarta-feira (18/5), haverá uma mobilização sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. "É um dia que existe desde 1987 e é comemorado no Brasil inteiro. Então, nesse dia, vamos fazer um evento político", explica. A mesa redonda está prevista para às 10h na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na 515 Norte.

Participação
O gerente de Saúde Mental explica que é necessário a mobilização da comunidade para participar do evento. "A maior parte das atividades é aberta a população, apenas algumas mais técnicas são específicas para profissionais. Mas esperamos que a sociedade compareça para participar de debates e aprenda mais sobre a saúde mental. É muito importante superar o preconceito de que essas pessoas (doentes mentais) sejam tidos como incapazes e violentos", afirma Augusto César.

O evento envolve todas as unidades de saúde mental do SUS do Distrito Federal. Augusto ainda diz que a semana acontecerá após uma determinação do governador Agnelo Queiroz juntamente com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. "O governo quis priorizar a política nacional de saúde mental no DF implementando do Plano Diretor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde", finaliza.

Confira a programação

Mesa Redonda sobre "O papel das clínicas-escola na Saúde Mental do DF"
Data: 16/5 (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Sala de Atividades Práticas do CAEP, no ICC Sul bloco A sala 13

Debate sobre "Uma universidade muito louca: debate sobre surtos no campus"
Data: 17/5 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Sala AT - 141, ICC Sul bloco A

Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Data: 18/5 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório da OAB na 515 Norte bloco B lote 7

Cine Psiquiatria
Data: 19/5 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório 3 da Faculdade de Saúde da UnB

Roda de conversa
Data: 20/5 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório 1 da Biologia

Encerramento da Semana de Saúde Mental
Data: 20/5 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Sala AT-141 do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) do Instituto de Psicologia da UnB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação