Cidades

Sudoeste e Octogonal comemoram oito anos de emancipação do Cruzeiro

postado em 21/05/2011 08:00
O Sudoeste cresceu bastante nos últimos anos, mesmo sendo mais recente que a Octogonal, mas tem problemas de trânsito no horário de pico e poucos estacionamentosA aposentada Maria da Luz Sternadt, 64 anos, moradora da Octogonal, sempre esteve envolvida nas questões do bairro onde vive. E neste ano não será diferente. Ela coordena as comemorações dos oito anos da Região Administrativa Sudoeste/Octogonal, completados no último dia 5. Em parceria com a administração local, os conselhos comunitários preparam o 1; Arraial sem Álcool para este fim de semana. Alguns moradores que contribuíram para o desenvolvimento da região também serão homenageados em uma cerimônia a ser realizada na próxima terça-feira.

Quem for aproveitar a festa poderá ouvir muita música regional, dançar e degustar comidas típicas. Mesmo sendo maio o mês de aniversário da região, a aposentada propôs juntar a comemoração do aniversário com as festividades juninas. A ideia ganhou o apoio da comunidade e da administração. O terceiro fim de semana deste mês foi escolhido para a realização do evento. ;Reunimos recursos para alugar barracas, mesas e cadeiras. E fazemos um arraial sem álcool porque é uma festa da família, para crianças e idosos aproveitarem. Sem contar que vem gente de todo o DF se divertir aqui;, explicou Maria da Luz, uma das responsáveis pela organização.

Além da festa, Maria da Luz cuida da organização de um trabalho social. Ela recolhe cestas básicas em toda a comunidade para distribuir entre instituições sociais. ;É um trabalho muito importante e muita gente não sabe. O aniversário da região serve para integrar a comunidade, como no caso do nosso arraial, mas tem um fim filantrópico também;, avaliou.

Progresso e problemas
Maria da Luz viu a Octogonal se desenvolver e hoje fala com orgulho do bairro onde vive. ;Há muitas coisas boas por aqui. Temos qualidade de vida, segurança, sem contar que fica perto de tudo. Moro num lugar privilegiado, com muita área verde.; Mas a aposentada reconhece as deficiências da região: ;Faltam alguns serviços públicos, como mais iluminação, um hospital e um centro cultural para a gente se reunir. Também brigamos para a definição da área em que será construído um clube para o lazer da população;.

O analista de sistemas Natanael Maia, 32 anos, morador do Sudoeste há 11, prima pela qualidade de vida, como Maria da Luz. Para ele, morar próximo ao Parque da Cidade faz toda a diferença. ;Sem contar a boa localização do bairro e o comércio variado.

Aqui temos supermercados, bons bares e restaurantes;, enumerou. Natanael também considera o Sudoeste um lugar tranquilo para morar. Segundo ele, há aproximadamente 10 anos, havia alguns roubos e furtos, mas essas ocorrências desapareceram.

Porém, Maia faz ressalvas : ;O trânsito precisa melhorar. Há muitos congestionamentos nos horários de pico. O transporte público também é bastante ruim;.

A psicóloga Ângela Muniz, 38 anos, não troca o Sudoeste por nada. ;Aqui temos muita facilidade para encontrar qualquer coisa. Há clínicas, laboratórios, salões de beleza, bares, restaurantes, lojas de roupa, farmácias;, enumerou. Assim como Natanael, Ângela se preocupa com o trânsito no bairro.

Para ela, as vias não foram bem planejadas, e, com o aumento do número de moradores, os congestionamentos estão cada vez mais constantes. ;As ruas são muito estreitas, precisam de reforma. Também sofremos com a falta de estacionamento;, lamentou.

As origens
O Sudoeste foi criado em julho de 1989 e faz parte do projeto Brasília Revisitada, do urbanista Lucio Costa. Idealizado para abrigar mais de 50 mil habitantes, o bairro tem aproximadamente 5,6 milhões de metros quadrados. Já a Octogonal existe há mais tempo. As Áreas Octogonais foram criadas em setembro de 1974, por meio do Decreto n ; 2.705. Somente em 6 de maio de 2003, a Região Administrativa Sudoeste/Octogonal saiu do papel.

A área se desmembrou do Cruzeiro e está inserida na área tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade. Além das áreas residenciais e do comércio, a região abriga o Hospital das Forças Armadas e o Instituto Nacional de Meteorologia.

Programação

Hoje e amanhã
1; Arraial sem Álcool. Música, comidas típicas e dança
A partir das 18h
Local: Estacionamento do Terraço Shopping

Dia 24
Os moradores que contribuíram para o crescimento da Região Administrativa receberão uma homenagem
Às 19h
Local: Colégio Ciman

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação