Cidades

Comandante afirmou à Polícia que desceu à casa de máquina diversas vezes

postado em 23/05/2011 06:07
Em depoimento ontem à noite, o comandante do Imagination, Airton Carvalho da Silva Maciel, demonstrou estar bastante preocupado com o estado do barco. De acordo com o relato que ele fez a um agente ao chegar à 10; Delegacia de Polícia, no Lago Sul, a embarcação passava por reformas. Por isso, durante o trajeto que fez no Lago Paranoá, Maciel teria descido pessoalmente à casa de máquinas várias vezes para checar se estava entrando água na embarcação.

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas do acidente. Segundo as informações dos agentes, o depoimento do comandante não foi tomado pelo titular da 10; DP, delegado Adval Cardoso, que não estava presente no momento. Até o fechamento desta edição, o interrogatório não havia sido concluído. Dois policiais militares foram chamados para fazer o teste do bafômetro em Maciel, um piauiense nascido em Teresina, de 28 anos. Mas o exame não encontrou traços de álcool em sua respiração.

No local do acidente, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, disse que as causas ainda não foram identificadas e que a prioridade, durante a madrugada, seria manter as buscas de possíveis desaparecidos. ;O momento é de prestar auxílio às pessoas. Mas o trabalho de investigação continua;, disse.

O comandante assegurou que o barco só trazia 79 passageiros e 11 tripulantes, num total de 90 pessoas. A informação contradiz a fornecida pelo Corpo de Bombeiros, segundo a qual havia 104 presentes ; 92 convidados para a festa e 12 empregados da embarcação.

Suposta segurança

;Agora, o seu evento será inesquecível.; Essa é a chamada do site da empresa que administra o barco Imagination, uma embarcação de 150 metros quadrados. O item segurança é alardeado com o argumento de que o barco ;foi construído e equipado segundo as normas da Marinha Mercante;.

No tópico regras e dicas, o site informa que logo após o embarque, os passageiros receberão orientações do comandante ;para que o passeio transcorra com tranquilidade;. Entre as regras, merece destaque a obrigação de que ;as crianças permaneçam de coletes salva-vidas durante todo o trajeto.;

O Imagination pode ser usado para festas infantis, casamentos, aniversários, confraternizações, despedidas de solteiro, formaturas, palestras, encontros, lançamentos de produtos, entre outros eventos. Os atrativos anunciados são a decoração sofisticada, a pista de dança, a sala de tevê e uma tripulação treinada para atender com eficiência.

Preocupação na internet

A repercussão sobre o acidente com o barco no Lago Paranoá tomou conta das redes sociais ontem à noite. A partir das 21h20, quando as primeiras notícias sobre o naufrágio apareceram nos principais sites, uma enxurrada de mensagens no Twitter e uma série de comentários no Facebook mostravam a preocupação do brasiliense com o naufrágio. No Twitter, entre 22h15 e 23h30, a média de mensagens com a informação #lagoparanoa era de três tuitadas a cada segundo ; o que rapidamente levou o tema aos trending topics (a lista dos 10 assuntos mais comentados na rede de micromensagens).

A maioria dos comentários era de internautas em busca de informações sobre a tragédia. Mas tinha gente, como o tuiteiro @wesley_azdo, que repassava detalhes sobre as condições do lago ontem à noite. ;Estive no lago. Muitos ventos, ondas fortes, água gelada. Não dava para navegar;, escreveu. Noelle Caroline (@NocaC) pedia uma corrente de orações para as pessoas que estavam no barco. ;Gente, rezando para esses candangos, que afundaram hoje no Lago Paranoá. Jesus, ajuda esse povo;, escreveu Noelle.

Já a internauta Thauana Helena (@thauportilho) demonstrava preocupação com as condições de segurança dos eventos em barcos. ;Não é a toa que eu sempre tive medo do Lago Paranoá. E todas as festas que fui chamada para ir no barco, não fui. Mais um acidente lá;, concluiu, com o sinal de tristeza.

Participaram da cobertura Antonio Temóteo, Fábio Monteiro, Leandro Kleber, Manoela Alcântara, Maria Júlia Lledó, Saulo Araújo, Thaís Paranhos e Victor Martins

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação