Cidades

Vistorias no metrô seguem cumprindo o cronograma

postado em 02/06/2011 10:08
A manutenção nas vias do Metrô-DF segue a programação normal. Denominada "de grande porte" pela companhia, a operação inciada há duas semanas faz os trabalhos de socaria (nivelamento e alinhamento dos trilhos) e esmerilhamento (correção de quaisquer imperfeições). De acordo com a assessoria do Metrô, as vistorias são feitas diriamente, mas, com essas máquinas, é a primeira vez desde a abertura, há 12 anos.

Em média, 160 mil pessoas utilizam o metrô diariamente (dias úteis) e 50 mil durante os fins de semana (sábados e domingos). Os usuários que se locomovem de segunda a sábado não ficarão prejudicados, pois os trabalhos são feitos de 1h às 5h. No entanto, nos domingos do mês de junho o metrô não funcionará, para "adiantar o processo", segundo a companhia.

A manutenção custará cerca de R$ 4 milhões aos cofres do governo e tem prazo máximo de quatro meses para ser finalizada. Segundo o Metrô-DF, o maior problema era percebido próximo a estação Ceilândia Norte, após um trem descarrilar no ano passado. De acordo com a assessoria, os vagões perdiam velocidade no local e este problema será resolvido nesta manutenção.

Não há previsão para uma próxima vistoria semelhante a que está sendo realizada, mas o Metrô garante que não irá esperar novamente 12 anos para fazê-la. A manutenção está prevista no contrato assinado com o consórcio responsável. Finalizada a operação, a companhia garante que o número de trens em circulação poderá aumentar.

A princípio, a operação deve terminar em agosto, mas pode ser finalizada antes deste prazo. No total 85 quilômetros de trilhos estão passando por manutenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação