Cidades

Conselheiros tutelares fazem nova paralisação e pedem melhorias

postado em 02/06/2011 11:14
A paralisação dos conselheiros tutelares continua nesta quinta-feira (2/6). Neste momento, os manifestantes estão reunidos na cidade de Recanto das Emas e ficam por lá até às 13h. Cerca de 150 pessoas, entre conselheiros, professores, pastores da cidade e comunidade em geral pedem melhorias para o serviço prestado pela categoria. Ainda nesta tarde, a mobilização segue para a região admnistrativa de Samambaia, às 14h30. Segundo participantes, na próxima sexta-feira (3/6) o movimento estará em Riacho Fundo 1 e posteriormente em Riacho Fundo 2.

Segundo o conselheiro tutelar de Recanto das Emas, Josué de Souza, a mobilização servirá para conscientizar o governo de que "a forma em que se encontram os conselhos do DF é inaceitável". Além disso, Souza afirmou que "os direitos das crianças de serem preservadas está sendo violado, pois não há, sequer, salas próprias e reservadas. Com isso, os conselheiros passam a ferir a privacidade delas".

Para o conselheiro tutelar de Brasília Norte, Rafael Madeira, é importante a categoria pressionar o governo para abrir espaços de diálogos concretos. "Ou seja, queremos sentar, discutir melhorias e não apenas reclamar", disse Madeira. O manifestante concluiu ao falar sobre os motivos da mobilização: "nunca fomos tratados com seriedade, e por isso a gente está cobrando. A situação para os conselheiros está desrespeitosa e a gente se vê na obrigação de fazer manifestações".

Na última quarta-feira (1;/6), 25 dos 33 conselhos tutelares do Distrito Federal aderiram ao movimento. Nesta quinta, o número aumentou e agora 28 fazem parte da mobilização. Segundo Rogério Marques, conselheiro tutelar de Itapoã, "há reuniões marcadas com o deputado distrital Wasny de Roure (PT) e com a Promotoria da Infância e Juventude, para discutir melhorias".

A previsão é que a mobilização dure até o dia 06 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação