Cidades

Internautas elegem ipê próximo à Ponte do Bragueto como o mais belo do DF

postado em 14/06/2011 08:00
O ipê-roxo das proximidades da Ponte do Bragueto foi eleito o de maior beleza por pesquisa realizada no site do CorreioOs leitores do Correio decidiram: o ipê-roxo mais bonito de Brasília fica logo após a Ponte do Bragueto, no fim da Asa Norte. Dos 310 participantes, 159 elegeram por meio de uma enquete no site do jornal esse exemplar como a beldade do início do inverno. O segundo mais votado foi o ipê do Conjunto 3 da QI 2, no Lago Norte. Essa espécie de ipê encanta os moradores da capital do Brasil à medida que a temperatura começa a baixar, simbolizando a chegada da temporada mais fria do ano ; o inverno tem início em 21 de junho. A Tabebuia impetiginosa, como a botânica a reconhece, é uma queridinha de Brasília: está presente em 20 das 39 superquadras do Plano Piloto.

Além de decidir qual árvore mais encanta quem por ela passa, os leitores atenderam ao chamado do Correio e enviaram fotos de seus ipês preferidos. A leitora Déborah de Pina, por exemplo, fotografou três tipos: o ipê-branco, o ipê-amarelo-do-cerrado e o ipê-roxo. O registro foi feito em diversas partes da cidade, embelezando o caminho das vias ou quebrando a frieza do concreto de prédios do centro. O ipê-amarelo-do-cerrado colore o estacionamento do Superior Tribunal de Justiça, como lembrou Sônia Maria.

O ipê-roxo, por estar em plena flora, apareceu várias vezes nos retratos enviados pelos leitores. A imagem flagrada por Livia Oliveira mostra um deles generosamente florido fazendo contraste com o verde da fachada dos prédios da Esplanada dos Ministérios. As flores roxas aparecem em um giro frenético no retrato de Ricardo Penna. No clique de Mercedes Malvim, o ipê-roxo está acompanhado (ou estaria escorando?) uma bicicleta em um dia de sol.

Ipê-amarelo chama a atenção no Superior Tribunal de JustiçaFloração
O ipê-roxo se beneficia da passagem do tempo. O ápice de sua beleza chega quando os anos somam 30. A média de altura varia de 12 a 15 metros, mas o tronco pode alcançar 20. Além de bonita, a madeira da árvore tem usos dos mais variados: da fabricação de bolas de boliche até de instrumentos musicais.

A cidade será a tela dos ipês-roxos até o fim de agosto. Depois, quem muda a paisagem são os ipês-amarelos, que revelam a floração entre julho e outubro. O desabrochar das flores do ipê-branco sinaliza o fim da estiagem, entre setembro e outubro.

Resultado da enquete:

Próximo à Ponte do Bragueto - 159 votos

QI 2, Conjunto 3, no Lago Norte - 51 votos

416 Norte - 50 votos

216 Norte - 50 votos

Total - 310 votos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação